O papa norte-americano Leão XIV estendeu neste domingo suas condolências às famílias das vítimas das inundações no Texas, que deixaram ao menos 50 mortos e dezenas de desaparecidos.
- Imigração nos EUA: Veterano luta pela liberdade da esposa presa por agentes de imigração dos EUA apenas três meses após dar à luz
- Seis meses no poder: Da Suprema Corte ao Congresso, Trump acumula vitórias na Casa Branca
“Quero expressar minhas sinceras condolências a todas as famílias que perderam entes queridos, em particular às suas filhas, que estavam em um acampamento de verão durante o desastre causado pela inundação do rio Guadalupe, no Texas. Rezamos por elas”, declarou em inglês o pontífice, após a oração dominical do Ângelus.
Os serviços de resgate continuam neste domingo suas operações no Texas para tentar encontrar 27 meninas e adolescentes desaparecidas durante as inundações, que causaram ao menos 50 mortos, segundo as autoridades.
No acampamento, a água havia recuado quase totalmente no sábado, revelando um cenário devastado com dezenas de carros abandonados, alguns presos em árvores, e vegetação arrancada, observaram jornalistas da AFP.
O caos reinava dentro das cabanas que abrigavam as meninas; o chão estava coberto de lama e as janelas quebradas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/O/b/KsrYWQTOWB6HP5lyfhIA/afp-20250705-64vz7ba-v1-highres-multipledeathsfromcatastrophicfloodingincentral.jpg)
Michael, de 40 anos, contou que dirigiu desde Austin, a capital do estado, cerca de 150 km a leste, assim que recebeu a notícia por e-mail, para buscar sua filha de 8 anos, cujos pertences ele conseguiu recuperar.
“Estivemos em Kerrville o dia todo de ontem (sexta-feira) nas unidades de gestão de crises, e esta manhã, quando soubemos que poderia haver gente aqui, meu irmão e eu viemos de caminhão o mais rápido possível para ver se encontrávamos algo”, explicou.
Várias equipes de resgate estão vasculhando a área em busca das meninas desaparecidas.
As inundações foram provocadas por chuvas torrenciais no centro do estado na sexta-feira. O rio Guadalupe subiu oito metros em apenas 45 minutos.