Os artistas que se apresentam nos quatro palcos do Lollapalooza são apenas parte das atrações que o festival oferece, e nos intervalos de shows é possível cantar no karaokê, fazer massagem, andar na roda-gigante, retocar a maquiagem ou customizar brindes.
A roda-gigante é o entretenimento mais procurado além dos shows, mas é preciso paciência na fila, que começa menor nas primeiras horas após a abertura dos portões e fica maior com o passar do dia. Há de se contar também com o bom tempo: nesta sexta, por causa da chuva e dos fortes ventos, a atração ficou parada por algumas horas por segurança.
Diversas marcas fazem ativações em que é possível ter acesso a itens como bolsas e pochetes, capa de chuva, batom, comida, ou mesmo a experiências que vão desde “baladas” e apresentações de dança em lounges dentro do festival até produção de conteúdo com inteligência artificial. Paquerar também é uma ideia: o Tinder está distribuindo “pulseiras do match” para identificar os solteiros que estão disponíveis para conhecer novas pessoas.
Um dos espaços mais concorridos no primeiro dia foi o quiosque da marca de maquiagem Kiko Milano, onde maquiadores profissionais aplicam produtos da marca. Depois, há um espaço para gravar vídeos para as redes sociais, e em seguida é distribuído um gloss da marca com berloques personalizados. Antes de sair do estande, ainda é possível brincar com uma máquina de garra para tentar levar para casa itens extra de beleza ou cupons de desconto para usar nas lojas da Kiko. Esses mimos, porém, exigem longa espera: no fim da tarde desta sexta, a fila estava longa e algumas pessoas chegaram a levar duas horas para entrar no espaço.
— É muito demorado, mas enquanto não tem artistas que eu gosto fazendo show, venho aqui. Essas experiências, ganhar brindes, participar dessas ações também faz parte do Lolla e todo ano eu tento vir em algumas pra conhecer, sempre saio com algo novo — conta Isabela Martins, de 26 anos, que passou mais de uma hora na fila para ganhar o gloss.
A Coca Cola, por sua vez, faz uma festa a parte dentro do evento. O espaço da marca convida DJs para discotecar no espaço sempre nos intervalos do show, e tem feito sucesso entre o público que busca um clima de balada dançante. O local também oferece Coca Cola a vontade, e está sujeito à lotação. Vez ou outra, quem está lá ainda tem a sorte de receber a visita de algum artista — nesta sexta, Jão passou pelo local, e a marca promete mais surpresas nos próximos dias. Já os clientes Vivo têm no estande da operadora um local de descanso, com massagem, maquiagem, tomadas para carregar o celular e brindes como bolsas e chaveiros. Na Samsung, é possível brincar com a inteligência artificial tirando retratos artísticos que são impressos em fotos estilo Polaroid e criando figurinhas de WhatsApp com o uso da tecnologia.
Além da distribuição de preservativos, a ativação de Olla também proporciona a customização de uma bolsa pequena, onde o público escolhe no “cardápio” os detalhes que deseja. São mais de 600 combinações possíveis, desde alças diferentes a pins e outros detalhes. Duas vezes por dia, alguns dançarinos profissionais criam um baile em frente ao espaço, onde convidam o público a entrar na dança.
No espaço da Sadia a cantoria rola solta. A cada grupo de dez pessoas é feita uma votação em cima de uma lista de artistas ou bandas que se apresentam ao longo do festival. A música escolhida para o karaokê é a do artista que receber mais votos. Ao final, cada integrante do grupo ganha nuggets frescos e uma pochete.
Neste ano, além da distribuição de brindes, a Riachuelo também realiza um sorteios nos quais é possível ganhar uma sessão de fotos. Antes do momento e estrela, que dura cerca de 15 minutos, o visitante ainda passa por um camarim, onde pode se maquiar à vontade. Quem ganhar a sessão pela roleta digital também leva uma capa de chuva, item de primeira necessidade no festival, fruto de uma parceira entre a linha Pool Jeans e a marca Toró. Outros brindes possíveis são uma bolsa jeans para celular, jaquetas e vales desconto de R$ 50 ou R$ 100. Segundo os organizadores, até às 17h30 de sexta-feira já tinham sido distribuídos cerca de 2500 itens — um para cada pessoa.