A Serra da Grota Funda, em Guaratiba, será o melhor destino para apreciadores do automobilismo no próximo domingo, dia 6, quando seu percurso íngreme e com curvas desafiadoras sediará o Rio Race Master. Das 8h às 19h, modelos de luxo e esportivos, como Chevette, BMW, Mercedes, Fórmula Ford, Golf, Turismo e Nissan GT-R, além de carros elétricos, prometem elevar a adrenalina do público, numa prova de corridas e manobras radicais. O percurso tem 3,4 quilômetros de extensão. De acordo com a organização, não se trata de uma competição, mas de um evento de demonstração, no qual todos os pilotos receberão o troféu Desbravadores da Serra. Os ingressos, ao preço de R$ 180, estão disponíveis no site da Bilheteria Digital.
- Áreas desmatadas, lixo e sede ecologicamente incorreta: Problemas no Parque Nelson Mandela, na Barra, são alvo de ambientalistas
- Novo restaurante: Casa de carnes nobres do grupo inaugura primeira unidade no Rio
— A prova será realizada numa subida única, com um carro por vez. Cada piloto percorrerá o trajeto num tempo que pode oscilar entre três e cinco minutos. Após a conclusão de cada subida, os pilotos deverão aguardar o último carro passar para iniciar o retorno. Já na modalidade drift, que inclui as manobras, para adicionar ainda mais emoção, haverá subidas simultâneas de dois pilotos por vez — detalha Fabinho Drift Show, o idealizador do evento.
Inédito no Rio, esse tipo de prova de velocidade e performance é inspirado em corridas realizadas em Tóquio, no Japão, e em outros municípios brasileiros, como Águas de Lindoia, em São Paulo, e Lauro Müller, em Santa Catarina, conta Fabinho.
— Desde 2020, comecei a olhar para a Serra da Grota Funda como um lugar com grande potencial. Ao ver competições como a da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e de Águas de Lindoia, percebi que a Grota Funda poderia ser um incrível palco do automobilismo. Se unirmos forças, vamos dar visibilidade a esse projeto e podemos criar algo grandioso para o automobilismo local, atraindo turistas e competidores de todo o Brasil — destaca. — O evento contará ainda com ações voltadas para a sustentabilidade. Por exemplo, os pneus serão encaminhados para ONGs, para serem reaproveitados por cooperativas.
A estrutura do evento inclui três áreas exclusivas para o público, com telões e opções gastronômicas, como o tradicional caldo de cana da serra, sanduíche de costela suína ou bovina desfiada, cachorro-quente, batata frita, arroz de costela, pizza e hambúrgueres. Um serviço de van fará o deslocamento de ida e volta dos espectadores entre o ponto de largada e o espaço escolhido. As provas serão transmitidas pelo canal do YouTube do Rio Race Master.
Pilotos ainda podem se inscrever
As inscrições para os pilotos que desejam participar do circuito ainda estão abertas. Devem ser feitas pelo link disponibilizado na página do Instagram @rioracemaster.
O programa conta com apoio da prefeitura do Rio, das subprefeituras da Zona Oeste III e da Barra da Tijuca, da Secretaria municipal de Esportes, da Riotur e da Secretaria de Estado de Turismo. Para o evento, o município informa que fez melhorias no Mirante da Grota Funda, incluindo poda de árvores e reparos na alvenaria.
— A Rio Race Master é uma grande oportunidade para reafirmarmos a paixão do carioca pelo automobilismo. Além de movimentar a economia local e atrair visitantes, o evento valoriza a região como um espaço para grandes competições. A subprefeitura apoia essa iniciativa, que fortalece o esporte — celebra Leandro Marques, subprefeito da Barra.