A estrela pop Katy Perry é o nome mais conhecido de um grupo formado apenas por mulheres que irão tocar a “borda do espaço sideral” — a chamada Linha de Kármán — na manhã desta segunda-feira (14), voando rumo ao cosmos em um dos foguetes do bilionário Jeff Bezos. A cantora de “Firework” e “California Girls” será levada a mais de cem quilômetros acima da superfície da Terra numa nave da Blue Origin, a empresa espacial de propriedade do fundador da Amazon. A viagem ganha transmissão ao vivo, por meio do YouTube (veja abaixo), às 10h30 desta segunda-feira (14).
- Quem sai do programa: Enquete do BBB 25 aponta eliminação de participante com 45% dos votos; veja prévia
- ‘Cruel e sem graça’: Aimee Lou Wood, atriz de ‘White Lotus’, detona programa de TV por piada sobre seus dentes
Cinco outras mulheres, incluindo a noiva de Bezos, a jornalista Lauren Sanchez, participarão do voo, programado para decolar do oeste do Texas por volta das 10h30 (no horário de Brasília). A nave totalmente automatizada subirá verticalmente antes que a cápsula da tripulação se desprenda em pleno voo, caindo depois de volta ao solo desacelerada por paraquedas e um foguete retrô.
“Por que viajar? É a mesma coisa que se questionar por que alguém nos EUA decide viajar a turismo para o Japão. É tudo uma questão de experiência, que é algo muito além do que olhar uma foto. Tem a ver com a mudança de uma perspectiva mesmo”, pontuou uma das comentaristas convidadas pela empresa para participar da transmissão ao vivo por meio do YouTube.
A missão de segunda-feira é a primeira tripulação espacial composta exclusivamente por mulheres desde o histórico voo solo de Valentina Tereshkova em 1963. É também a 11ª operação suborbital tripulada da Blue Origin, que oferece experiências de turismo espacial há vários anos. A empresa não divulga publicamente o preço das viagens possibilitadas pelo seu foguete New Shepard.
Com duração de cerca de 10 minutos, o voo levará os passageiros além da Linha Kármán — o limite do espaço reconhecido internacionalmente. Após cerca de dois minutos, a cápsula se separa do foguete e continua sua ascensão até ultrapassar a fronteira entre atmosfera e espaço, a aproximadamente cem quilômetros de altitude.
Haverá um breve período em que as mulheres poderão se soltar de seus assentos e flutuar em gravidade zero. A cápsula então inicia sua descida, desacelerando com a ajuda de paraquedas e pequenos retrofoguetes que garantem um pouso suave no deserto do Texas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/N/C/aNny9qQIavNAiA0KMSUA/arte.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/T/q/JfJtkRRA6iz5e3hAeNpA/katy-perry-viagem-ao-espaco.jpg)
