Anúncio feito pelo Kremlin veio após os EUA sugerirem que podem abandonar as negociações de paz se não houver avanços no curto prazo O Kremlin declarou na sexta-feira que expirou a moratória de 30 dias sobre bombardeios contra infraestrutura energética na Ucrania. O anúncio veio horas depois de os EUA sugerirem que poderiam abandonar as negociações para encerrar a guerra.
Mais cedo, após uma série de reuniões com autoridades europeias e ucranianas em Paris, na França, o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio deu a entender que seu país poderia abandonar as negociações destinadas a acabar com a guerra na Ucrânia se não houvesse progresso em breve.
Tolos
“[Iremos] determinar nos próximos dias se uma trégua no Leste Europeu é ou não viável”, afirmou Rubio acrescentando que uma análise da situação seria decisiva para a continuidade do envolvimento de Washington. “Se não for possível acabar com a guerra na Ucrânia, precisamos seguir em frente. Os EUA têm outras prioridades”.
Depois, o presidente Trump seguiu na mesma linha de seu auxiliar. “Não tenho um número específico de dias, mas queremos fazer isso rápido. Se, por algum motivo, uma das duas partes dificultar muito, vamos simplesmente dizer: ‘Vocês são tolos, seus tolos. Vocês são pessoas horríveis’. E vamos simplesmente seguir em frente”, concluiu.

