Começou na manhã desta quarta-feira, 23, em Xangai, na China, o Summit Valor Econômico Brazil-China 2025, que reúne autoridades, especialistas e empresários brasileiros e chineses. Durante a abertura do evento, Frederic Kachar, CEO da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, destacou que “Brasil e China cada vez mais se complementam”.
Kachar apontou a participação, no encontro, de personalidades importantes, tanto do Brasil como da China e a importância de discutir as relações comerciais entre os dois países.
- Empresa chinesa estuda investimento em combustíveis sustentáveis no Rio
O executivo lembrou que a China absorve 30% das exportações brasileiras. Mas, embora o país asiático seja o maior parceiro comercial do Brasil não lidera a lista dos maiores investidores.
Segundo Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor Econômico, o encontro será uma oportunidade de aprofundar as relações Brasil-China. Para Kachar, os dois países têm grande potencial para, nos próximos anos, intensificar as relações comerciais, preservando a questão ambiental e a segurança alimentar”.
Promovido pela Editora Globo e “Valor” em parceria com a organização do Centro Brasileiro de relações Internacionais (Cebri) e da Caixin Media, o evento vai até o dia 25 e discutirá temas como agronegócio, minério, cidades inteligentes, indústria automotiva, tecnologia, inteligência artificial e energia renovável.
Além dos painéis que acontecem no Hotel Mandarin Oriental Shangai, a delegação brasileira terá, ainda, dois dias de visitas a centros de tecnologia e empresas para uma imersão na cultura e ecossistema de inovação chinesa.
Este é o segundo encontro que a Editora Globo e o Valor realizam na China. O primeiro foi em janeiro de 2024, na cidade de Shenzhen, na região Sul da China.