O túmulo do Papa Francisco atraiu uma multidão no primeiro dia após o funeral. Desde a madrugada do domingo, milhares de pessoas formaram filas na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar o túmulo. No sábado, o funeral do Pontífice reuniu chefes de Estado, membros da realeza e 400 mil fiéis.
A multidão passava em silêncio em frente ao túmulo simples que o Papa escolheu. Muitos faziam o sinal da cruz e tiravam fotos com seus celulares ao passar pelo local.
O túmulo de Francisco foi feito de mármore e tem a única inscrição “Franciscus”. Uma reprodução da cruz peitoral que o Pontífice usou durante sua vida completa o conjunto. O túmulo fica localizado em um corredor lateral da basílica, perto do altar de São Francisco.
Foi o próprio Francisco que havia determinado ser sepultado na basílica. Ele era muito devoto da Virgem Maria e frequentava a basílica. O Papa sempre ia a Santa Maria Maior antes ou depois de suas viagens e foi orar lá, quando teve alta do hospital.
Outros sete papas já foram enterrados na basílica. Porém, o último deles foi Clemente IX, que morreu em 1669. Santa Maria Maior também abriga o túmulo de figuras históricas laicas, como o do arquiteto e escultor Bernini, criador das colunas da Praça de São Pedro.
No domingo, muitos cardeais também estiveram na basílica para prestarem homenagens no túmulo de Francisco.
Já no Vaticano uma missa especial foi celebrada na manhã deste domingo na Praça São Pedro pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado e considerado um dos favoritos para a sucessão de Francisco. O Vaticano estimou que 200 mil pessoas acompanharam a missa.
O conclave para a escolha do novo Papa só poderá ser realizado após os nove dias de luto que sucedem o funeral. Mas 220 cardeais se reunirão nesta segunda-feira para definir a data. No entanto, apenas os 135 cardeais com menos de 80 anos (80% deles nomeados por Francisco) poderão votar.
Faça o quiz: Você sabe tudo sobre o conclave papal?
Os cardeais eleitores votarão quatro vezes por dia até que um candidato obtenha dois terços dos votos. O anúncio do sucessor virá com a famosa fumaça branca da Capela Sistina.