O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou, para esta terça e quarta-feira, uma queda nas temperaturas da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há ainda avisos para a possibilidade de ocorrência de geadas e ventos costeiros no litoral gaúcho e catarinense. No Sudeste, as temperaturas também seguem baixas.
- Feriadão: saiba como ficará o tempo no Dia do Trabalhador e no fim de semana
- Clima Extremo: neve no Himalaia atinge menor nível em 23 anos e ameaça dois bilhões de pessoas
Dois alertas de geada, classificado como de “perigo potencial”, foram emitidos para as regiões serranas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e uma porção do centro-sul do Paraná. Os alertas são válidos entre 3h e 7h e preveem formação de geada, com temperaturas mínimas podendo chegar a 3 °C em cidades como Caxias do Sul (RS) e Bom Jardim da Serra (SC). Segundo o Inmet, há risco à saúde. Veja abaixo um mapa da área afetada:
Desde segunda-feira, a chegada de uma massa de ar seco tem derrubado as temperaturas na capital paulista. A manhã desta terça foi ainda mais fria, com a temperatura mínima atingindo 14°C. Os termômetros devem se manter próximos dos 16°C até quarta-feira. No interior do estado, há risco de geada, especialmente na região da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Q/p/bb6vLoRNmZmneBVOPdIw/whatsapp-image-2025-04-29-at-13.12.03.jpeg)
— Essa faixa em azul, entre a Serra da Mantiqueira, é onde pode registrar geada — afirma a meteorologista Andrea Ramos.
As temperaturas no Estado do Rio de Janeiro devem ficar em torno dos 17°C entre hoje e amanhã. Apesar da presença de nuvens ao longo do dia, há apenas possibilidade de chuva isolada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de pouca variação no clima nesta quarta-feira. A partir de quinta-feira, o tempo deve abrir e as temperaturas começam a subir gradualmente, com redução na nebulosidade.