BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Com 20 bares, Comida di Buteco se consolida em Niterói; confira os participantes

BRCOM by BRCOM
maio 1, 2025
in News
0
O Casa da Sogra, em Itaipu, combina tabule, croquete de camarão e purê de cenoura — Foto: Divulgação/Fernando Salles

Com 20 estabelecimentos participantes em Niterói, o Comida di Buteco consolida sua participação na cidade neste ano em que celebra 25 anos de história. O concurso vai até o dia 11 de maio e, assim como em 2024, serão eleitos três campeões distintos no estado, coroando os melhores botecos de Niterói, do Rio e da Baixada Fluminense. O preço do petisco é nivelado em R$35 em todo o país.

  • Mais clara: Praia de São Francisco, em Niterói, ganha iluminação de LED
  • Idas e vindas da estátua de Arariboia em Niterói: Novo local é definitivo, diz prefeitura; conheça os motivos das mudanças

— Niterói está desde 2021 no circuito do Comida di Buteco e, desde o ano passado, a gente elege um campeão na cidade. Estamos muito felizes com o concurso na região, porque vem tendo muito engajamento dos participantes e boa aceitação do público — comenta Julia Menna Barreto, coordenadora do Comida di Buteco Niterói.

Com o conceito “Paixão pelo buteco”, o concurso deste ano tem a proposta de exaltar o boteco raiz, aquele que pulsa em cada bairro do Brasil, onde o dono e sua família mantêm vivas as tradições, trabalhando com as mãos e o coração, longe de redes e franquias.

Em Niterói, alguns redutos concentram estabelecimentos participantes bem próximos uns dos outros. Na Praia de Itaipu, por exemplo, é possível fazer uma “baratona” — maratona de bar em bar— experimentando os petiscos de seis candidatos. São eles Âncoras Itaipu, Barão do Mar, Bar do Jorginho, Cantinho da Tia Joana, Casa da Sogra e Pli On Board.

O Casa da Sogra, em Itaipu, combina tabule, croquete de camarão e purê de cenoura — Foto: Divulgação/Fernando Salles

—Em comemoração aos 25 anos do Comida di Buteco, nosso petisco vem em formato de minibolo. Uma combinação de tabule de grão-de-bico, bem temperado e refrescante, com gengibre, limão-siciliano e hortelã, junto com croquete de camarão com bacon e catupiry empanado na farinha panko e purê de cenoura e raspas de laranja. Uma explosão de sabor — promete Ana Carolina Amorim Ferreira, do Casa da Sogra, ao falar do petisco Bodas di Buteco.

Continuando a maratona para experimentar todos os petiscos que estão concorrendo este ano, no Centro participam Armazém do Caranguejo, Bar da Laura e Nossas Raízes Bistrô. Na Ponta da Areia, os concorrentes são o Duas de Cada Bar e Petisqueria e o Skina Pub. Na Ilha da Conceição, tem o Alto da Ilha Bar; e, no Fonseca, o Alhos e Bugalhos e o Família Muniz. Seguindo para Santa Rosa, participam o Armazém Granel e o Porko Loko. Em Icaraí, há o Friends Pub; e, no Ingá, Armazém 7 Bar e Pub. Em São Francisco está o Espaço Five Stars; e, em Jurujuba, o campeão da edição do ano passado, o Palitus Bar, que apresenta este ano o petisco Minha Surpresa é Você, massa em forma de lembranças de festa recheada com proteínas do mar e da terra e acompanhada de legumes, verduras, camarão, polvo, bacon e queijo.

À frente do Armazém Granel, João Dutra conta que a inspiração para o petisco concorrente deste ano veio da origem do Comida di Buteco, Minas Gerais. A casa de Santa Rosa participa do concurso desde a primeira edição realizada em Niterói.

—Nós nos inspiramos nos botecos de periferia de Belo Horizonte, os que ainda mantêm a vitrine. Como é aniversário, fizemos um bolo, mas de carne, metade bovina e metade suína. Pegamos um queijo mineiro da Canastra curado para rechear e fizemos dois molhos, um à base de queijo e o outro de tomate rústico. Decoramos com manjericão e lâminas de jiló crocante e torresmo. Um petisco afetuoso, saboroso e também gorduroso, no sentido mais nobre de Minas Gerais — explica João.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com o objetivo de celebrar a tradição dos botecos familiares e da cozinha raiz. A organização destaca que este é um concurso, não um festival. O melhor boteco de cada cidade onde há a disputa é eleito com votos de clientes e de especialistas. Todos visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Este último vale 70% do peso danota; e as demais categorias, 10% cada uma. Os votos do público e do júri têm o mesmo peso.

A cada edição, 20% da base de botecos participantes é renovada, com o objetivo de oxigenar o roteiro e manter a competição sempre animada. Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

Com 20 bares, Comida di Buteco se consolida em Niterói; confira os participantes

Previous Post

Entenda as origens do 1º de maio, Dia do Trabalhador

Next Post

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos juntos em Londres, e jornal confirma romance

Next Post
Ana de Armas em cena deletada de 'Yesterday', mas que aparecia nos trailers — Foto: Reprodução

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos juntos em Londres, e jornal confirma romance

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.