Teatro, música, dança, narração de histórias. Opções não faltam quando se trata de aproveitar toda a oferta cultural que a Zona Norte tem a oferecer. Diversificada, a programação contempla adultos e crianças. Entre os destaques da semana estão espetáculos como “Diva: Ao vivo do inferno! — O musical”, no Teatro Cesgranrio, que promete risos e reflexões; e o “Lundu brasileiro”, no Sesc Tijuca, que faz uma viagem pela história da música brasileira. Além disso, o Carioca Shopping recebe o projeto Leitura para Todos, com narração de histórias que têm como objetivo incentivar o hábito da leitura nos pequenos.
No Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, o público poderá conferir até o próximo dia 11 (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h) a comédia musical “Diva: Ao vivo do inferno! — O musical”, estrelada por Hugo Kerth. O espetáculo mistura humor e drama, trazendo uma visão ácida sobre o mundo do entretenimento e as ambições de artistas em busca de fama. A trama segue a trajetória de Desmond Channing, um jovem ator que, após cometer uma série de crimes, é condenado a contar sua história no inferno. Com direção de Rubens Lima Jr. e direção musical de Guilherme Borges, o musical se propõe a fazer o público refletir sobre questões profundas; entre elas, a futilidade de muitos famosos.
— Tento mostrar uma visão irreverente acerca dos exageros do mundo das celebridades. É uma oportunidade de rirmos e refletirmos ao mesmo tempo — afirma o ator.
Já no Sesc Tijuca, a música nacional será celebrada no espetáculo “Lundu brasileiro”, que será apresentado na próxima terça-feira, às 19h. Idealizado pela musicista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, a apresentação traz um resgate das origens da música brasileira, destacando o lundu, gênero musical criado pelos escravos angolanos e precursor de ritmos como o samba, o maxixe e o choro. Interpretado por Marina Spoladore (piano), José Staneck (harmônica) e Ricardo Santoro (violoncelo), o concerto contará com músicas de compositores renomados, como Ernesto Nazareth e Villa-Lobos, além de lundus históricos, como o “Landum das beatas”, encontrado em Lisboa (Portugal).
— O lundu é uma das raízes mais importantes da música brasileira. É fundamental trazermos à tona esse passado musical que moldou nossa identidade — comenta Rosana Lanzelotte.
O Centro Coreográfico do Rio, na Tijuca, por sua vez, apresenta nestes sábado e domingo, às 19h e às 18h, respectivamente, o espetáculo de dança “Isaura”, que homenageia a bailarina Isaura de Assis, uma referência para a dança afro-brasileira. A montagem, idealizada por Aline Valentim, destaca sua importância na formação das danças populares do Rio, trazendo uma performance que conecta essa arte com a cultura afro-brasileira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/3/L/qxuJkHQYqJlBKGqAeBNg/divulgacao-leitura-para-todos-carioca.jpg)
Para os pequenos, o projeto Leitura para Todos, realizado no Carioca Shopping, em Vicente de Carvalho, neste sábado, a partir das 15h, oferece uma programação com foco na literatura infantil, que inclui narração de histórias e distribuição de livros.
— O projeto foi criado para levar a magia da leitura a mais crianças e incentivar esse hábito desde cedo — afirma a coordenadora do projeto, Lilian Souza.
A iniciativa também busca proporcionar acesso à cultura a crianças de comunidades mais carentes, promovendo a inclusão por meio da literatura.