- Levantamento: Terremoto deixou mais de 3,3 mil mortos em Mianmar
- Assista: Vídeos mostram momento em que Chile retira população costeira após terremoto de magnitude 7,5 atingir sul do país
O epicentro do terremoto foi localizado a 218,1 quilômetros ao sul de Puerto Williams, na região de Magallanes, e registrado no mar, a 10 quilômetros de profundidade — o que caracteriza um terremoto raso, com grande potencial destrutivo. Em razão do risco de tsunami, o Senapred reforçou o alerta de evacuação para as áreas costeiras afetadas.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (NWS PTWC) emitiu um comunicado informando que ondas de tsunami perigosas podem atingir áreas costeiras num raio de até 300 quilômetros do epicentro — portanto, muito distantes da costa do Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, empresa gaúcha especializada em previsões climáticas, não há alerta generalizado para o Atlântico Sul, embora as autoridades sigam em estado de atenção.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred) chegou a enviar alertas à população para se retirar do setor costeiro da região devido à ameaça de tsunami no sul Chile, mas horas depois suspendeu as advertências.
Nas redes sociais, vídeos registraram pessoas caminhando calmamente em direção a regiões mais seguras. O Instituto Antártico do Chile (INACH) informou à agência de notícias Reuters que as bases na região também estavam sendo esvaziadas.

Terremoto magnitude 7,5 atinge sul do Chile e Argentina, autoridades alertam para tsunami
No X, o governo local havia pedido que aproximadamente 100 habitantes saíssem da área e se dirigissem a áreas altas e seguras. Também instou “a suspensão de todos os tipos de atividade aquática e de navegação no Canal Beagle” até as 15h30.
Na província argentina da Terra do Fogo, as autoridades também determinaram a retirada “de forma preventiva” do pequeno vilarejo de Puerto Almanza.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) havia previsto que ondas que atingissem a região ficariam entre 0,3 e 1 metro na Antártida e de 1 a 3 metros na costa sul chilena.