O ranking The world’s 50 Best Beaches, que anualmente elege as 50 melhores praias do mundo para visitar, incluiu este ano dois paraísos brasileiros entre as campeãs: o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, no Rio de janeiro, e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha. A seleção foi feita com base nos votos de mais de 1.000 profissionais e influenciadores do setor de viagens, além de especialistas em destinos litorâneos ao redor do mundo.
- Vídeo: Homem cai de parapente em costão de difícil acesso na Praia do Gravatá e é resgatado por helicóptero
- Datafolha: 9% dos brasileiros não acreditam nos riscos causados pelas mudanças climáticas
Para definir as vencedoras, os jurados consideraram oito critérios: características únicas, vida selvagem, natureza preservada, sons naturais, facilidade de acesso ao mar, condições tranquilas, ausência de superlotação e cenários idílicos consistentes.
“Quando buscamos as melhores praias do mundo, sempre nos perguntamos o que realmente torna uma praia especial”, disse à Forbes Tine Holst, cofundadora do The World’s 50 Best Beaches. “Para nossos embaixadores, jurados e a equipe do Beaches, a resposta geralmente passa pela beleza natural, a sensação de tranquilidade e lugares que despertam uma conexão quase emocional.” O topo do ranking ficou com Cala Goloritzé, na Sardenha (Itália), seguida por Entalula, em Palawan (Filipinas), e Bang Bao (Tailândia).
A primeira praia do Brasil a figurar na lista, foi a Baía do Sancho, que conquistou a 25ª posição. Na descrição sobre a praia de Fernando de Noronha, a publicação destaca que o local é a personificação de um paraíso remoto: “Acessível apenas por barco ou por uma escada íngreme entre fendas rochosas, esta praia isolada oferece uma experiência incomparável.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/h/M/J4qqUzQ5qp9rs04wqqXQ/fernando-de-noronha-baia-do-sancho-credito-infoglobo-antonio-melcop.jpg)
Localizada dentro de um parque marinho nacional, a praia se destaca pela tranquilidade, oferecendo aos visitantes uma experiência livre de aglomerações. A publicação enfatiza ainda: “Os penhascos ao redor criam um cenário espetacular para as águas cristalinas de tom esmeralda e a areia dourada.” O texto também ressalta o isolamento em relação ao barulho urbano e a ausência de empreendimentos comerciais, descrevendo o local como “um refúgio perfeito para quem busca paz e beleza natural.”
O município de Arraial do Cabo ganhou destaque na descrição sobre o Pontal do Atalaia, eleito a melhor praia do Brasil e 20ª colocada no ranking global. A publicação relembrou o apelido “Caribe Brasileiro”, atribuído à cidade pela exuberância de suas praias. “Embora a região abrigue diversas praias incríveis, o Pontal do Atalaia se diferencia por sua tranquilidade”, destacou o texto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/V/Y/O34Z2STVmOtk38SUltbA/89488459-ri-arraial-do-cabo-07-de-setembro-de-2020-aglomeracao-de-turistas-na-praia-do-atalaia-e.jpg)
Também foi ressaltado o desafio para acessar a praia: “Só é possível chegar por um passeio panorâmico de barco ou por uma caminhada íngreme, o que contribui para mantê-la menos lotada, mesmo nos dias mais movimentados.” A publicação acrescenta: “O local reúne todos os elementos essenciais de uma praia perfeita: areia branca e fina, águas claras e calmas. No entanto, é especialmente conhecido por suas vistas espetaculares. Do alto das falésias ao redor, os visitantes podem contemplar panoramas deslumbrantes do litoral e das ilhas próximas, tornando o destino verdadeiramente único.”
Para aproveitar ao máximo essas duas joias brasileiras, a recomendação da The 50 Best Beaches é a escolha por dias sem vento, ou em que o vento sopre da praia para o mar. “Dê preferência aos meses mais secos para garantir céus limpos e vistas deslumbrantes. Evite os períodos mais ventosos, quando o mar tende a ficar agitado e menos propício para atividades tranquilas.”, recomendava a publicação.