O Bayern de Munique assegurou matematicamente o título da Bundesliga mesmo sem entrar em campo neste domingo, graças ao empate do Bayer Leverkusen com o Freiburg por 2 a 2. Foi o 34º título da equipe no campeonato nacional e apenas o primeiro do atacante inglês Harry Kane, de 31 anos.
- ‘Lado B’ da Brazilian Storm enfrenta crise financeira: ‘É o pior momento do surfe’, lamenta Mateus Herdy
- Racha familiar e intervenção de autoridades: os bastidores dos 50 anos de David Beckham
Antes, o astro da seleção da Inglaterra havia sido vice-campeão da Eurocopa pela Inglaterra em duas oportunidades e da Champions League com o Tottenham, além de ter ficado em segundo na Premier League de 2016/17 com os Spurs. Pelas redes sociais, Kane mostrou a celebração com os colegas de equipe. Nesta segunda-feira, ele voltou ao Instagram para agradecer o apoio e falar do primeiro título.
— Que noite foi a noite passada. Que celebração com os jogadores, com o staff. Tenho certeza de que todo mundo está se sentindo um pouco nesta manhã, mas estamos aqui. Eu me sinto ótimo. Faz muito tempo [que vinha tentando título], obviamente muito trabalho duro, muita dedicação. É bom ganhar o título, o primeiro da minha carreira. Agradeço todo o apoio, como sempre — destacou ele. — Mal posso esperar para aproveitar essas próximas semanas, ir ao Allianz no sábado e celebrar diante dos torcedores. Estamos ansiosos pelo próximo. Vamos tentar o [troféu] número 2.
Este também foi o primeiro título do técnico Vincent Kompany no clube, contratado em maio do ano passado para substituir Thomas Tuchel. O artilheiro da campanha da Bundesliga foi o próprio Harry Kane, com 24 gols, cinco a mais que Patrik Schick, do Leverkusen, e Guirassy, do Borussia Dortmund. O inglês Michael Olise foi o maior assistente da competição, com 13 passes para gol.
Um empate na partida realizada no Europa-Park Stadion, casa do Freiburg, foi o suficiente para o Bayern de Munique garantir o seu 34º título da Bundesliga em sua história e o primeiro após o próprio Leverkusen quebrar a hegemonia na temporada passada. Agora, com 68 pontos, o time de Xabi Alonso não pode mais alcançar os atuais 76 pontos do líder do campeonato.
O time da capital da Alemanha é o maior campeão disparado do Campeonato Alemão, incluindo os títulos pré-Bundesliga, quando a competição contou até com times da Áustria por conta de questões geopolíticas. O Bayern possui 25 conquistas a mais que o Nuremberg, que tem somente nove canecos em sua história.
Já com o título garantido, o Bayern de Munique, que lidera o Campeonato Alemão com 76 pontos — nove a mais que o vice Bayer Leverkusen —, agora só entra em campo no próximo sábado, às 13h30 (de Brasília), contra o Borussia Mönchengladbach, na Allianz Arena, para celebrar a conquista com os seus torcedores.