A divulgação dos primeiros enredos para 2026 está movimentando o mundo do carnaval. Três escolas —Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor de Nilópolis e Imperatriz Leopoldinense — já definiram os temas que levarão para a Sapucaí. Nesta terça-feira será a vez da Viradouro anunciar o seu, durante festa para a comunidade na sua quadra no Barreto, em Niterói, a partir das 19h, com entrada franca. A Grande Rio ainda não divulgou a data em que revelará o mote do seu desfile —a previsão é que seja nos próximos dias —, mas já deu spoiler nas redes sociais com dicas de que pode ser mangue bit (também conhecido como mangue beat), movimento cultural surgido em Pernambuco, nos anos 1990. Foi o bastante para deixar os torcedores em polvorosa.
- Carnaval 2026: veja ordem dos desfiles do Grupo Especial
- Saiba: Quando será o carnaval 2026? Veja o calendário
Um vídeo que mostra um mangue é acompanhado da seguinte legenda: “Ouça o som dos sintetizadores, sinta o chamado dos tambores, erga os seus estandartes. É hora da revolução… Renascer da lama! Nós somos da periferia, das margens, do manguezal. Em breve vocês vão entender que a batida que vem dos mangues é um manifesto da nossa identidade.” Foi o suficiente para os internautas concluírem que mataram a charada: “Olha o manguebeat aiiii!!!!” escreveu um. “Eu já tô mergulhando na lama celebrando essa mistura de Caxias com Pernambuco hein”, postou outro”. “Mangebeat?” indagou terceiro.
O mangue bit (ou mangue beat) foi um movimento de contracultura idealizado por Chico Science, no começo da década de 1990. Esse movimento buscava denunciar as desigualdades e a pobreza de Pernambuco e, ao mesmo tempo, promover uma renovação cultural e artística em todo o estado.
- Trilha sonora da avenida: Álbum ao vivo com sambas-enredo de 2025 chega às plataformas digitais nesta quinta e traz Neguinho da Beija-Flor na capa
Nesta domingo a Imperatriz Leopoldinense anunciou que Ney Matogrosso será o enredo da escola no ano que vem. A aposta do carnavalesco Leandro Vieira é na diversidade da cultura brasileira. Na opinião dele, além de ser uma figura icônica da cultura nacional, o cantor “é dono de uma assinatura absolutamente pessoal no imaginário artístico brasileiro”.
Em nota, Leandro Vieira afirmou que “Ney é um camaleão não apenas pela versatilidade musical construída nesses mais de 50 anos de carreira, mas também pela extraordinária identidade visual mutante que nos arrebata. “Ele é o homem de Neanderthal, o Bicho-homem e o Pássaro-homem”, acrescentou. A trajetória de Ney é contada também no cinema, em “Homem com H”, filme que entrou em cartaz semana passada.
- Carnaval 2026: ordem dos desfiles da Série Ouro é definida; confira
O Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, celebrado há 136 anos em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, será o tema de enredo do desfile da Beija-Flor de Nilópolis no próximo carnaval, com o qual a escola campeã deste ano tentará o bicampeonato. A manifestação cultural e religiosa é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012 e do Brasil a partir de 2019. Agora a celebração pleiteia também o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Considerada uma das mais importantes manifestações de resistência e fé do povo preto no Brasil, a celebração é realizado desde 1889, um ano após a abolição da escravidão no país. O Bembé do Mercado reúne mais de 60 terreiros de matriz africana e promove, em praça pública, uma extensa programação cultural ao longo de cinco dias. O ponto alto da celebração é o xirê, seguido pelo cortejo e pela entrega de presentes às orixás Iemanjá e Oxum, em agradecimento à liberdade conquistada após a assinatura da Lei Áurea.
- Com Rogério Andrade preso, Fabíola Andrade responde à carta aberta de torcedores da Mocidade sobre ‘vácuo de poder’
Tuiuti mergulha em religião afro-cubana
Paraíso do Tuiuti foi a primeira escola do Grupo Especial a anunciar o enredo do próximo carnaval. A agremiação de São Cristóvão aproveitou a celebração de seu aniversário de 73 anos, no começo de abril, para anunciar que o tema do seu desfile será “Lonã Ifá Lukumi”, que contará a história de uma vertente religiosa afro-cubana que vem sendo redescoberta no Brasil. O desenvolvimento ficará a cargo do carnavalesco Jack Vasconcelos.
Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial:
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sorteou, na última sexta-feira, a ordem oficial dos desfiles do Grupo Especial para o carnaval 2026. Pelo segundo ano consecutivo, a folia será dividida em três noites de apresentações. O primeiro dia de apresentações é no domingo, 15 de fevereiro, e vai até a terça-feira, 17.
Domingo (15 de fevereiro):
- Acadêmicos de Niterói
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16 de fevereiro):
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Beija-Flor de Nilópolis
- Unidos do Viradouro
- Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de fevereiro):
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro