Para celebrar a diversidade da culinária, desde o ano passado a LATAM vem oferecendo a experiência gastronômica Sabor à Brasileira, na qual convida chefs mulheres reconhecidas no cenário gastronômico do país a criarem um menu a bordo que representa as suas culturas locais.
A iniciativa, disponível para clientes de voos internacionais com mais de sete horas de duração e que partem do Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e busca valorizar a riqueza de sabores, cores e aromas dos ingredientes e pratos locais, além de empoderar e dar visibilidade ao talento de mulheres.
Agora, a companhia expande a iniciativa e inclui chefs de diferentes países sul-americanos para desenvolverem juntas um menu exclusivo.
As convidadas da vez são Nara Amaral, uma das chefs mais reconhecidas de Salvador, proprietária do Di Janela, na capital baiana, e Lorna Muñoz, do aconchegante Travesía, na Ilha de Chiloé, arquipélago localizado ao sul do Chile.
“É uma alegria poder contar com a participação dessas duas profissionais para assinar o menu da LATAM. Nossos voos internacionais conectam os brasileiros com o mundo e são uma excelente oportunidade para apresentar a milhares de passageiros a riqueza da culinária sul-americana. Os talentos da Nara Amaral e da Lorna Muñoz serão um importante aliado para promover experiências únicas em nossos voos e aproximar ainda mais os passageiros do Brasil e do Chile”, explica Ana Maria Bargieri, gerente sênior de Produtos da LATAM.
Entre o Atlântico e o Pacífico
Da parceria entre Nara e Lorna nascem pratos autênticos, que celebram suas origens e memórias e destacam as características gastronômicas de suas regiões. “Nosso objetivo é levar ao viajante um sabor caseiro e inesquecível”, destaca Lorna.
As criações das chefs combinam crocância e aroma em três pratos marcantes. A entrada, perfeita para despertar o apetite, é uma salada tropical de quinoa com palmito, tomate, algas e mexilhões, um ingrediente marcante na culinária chilena.
Já o prato principal traz peixe-dourado ao molho de camarão, acompanhado de farofa de ouricuri e moqueca de castanha-de-caju – uma preparação que traz as cores, aromas e sabores típicos da culinária baiana.
Para encerrar, a sobremesa é o postre brujo, doce feito com mazamorra de maçã, rompón e merengue caseiro. “O nome vem da ideia de preparar com o que se tem em casa, e aí está a magia”, explica Lorna. “Era a especialidade dos meus avós. Não os conheci pessoalmente, mas minha mãe me ensinou a receita – e esse é o encanto da cozinha.”
Conexão que une culturas
A participação no Sabor à Brasileira representa, também, uma oportunidade para fortalecer a relação entre importantes nomes da gastronomia dos dois países. “Viemos de lugares tão distantes que muitas talvez nunca se conheceriam se não fosse por esse projeto”, comenta Lorna.
Ana Maria explica que o programa Sabor à Brasileira fortalece o caráter diverso, inclusivo e multicultural da empresa, dando protagonismo aos produtos locais do Brasil e da América do Sul. “A LATAM tem orgulho de apoiar iniciativas como essa que reforçam o nosso compromisso de ampliar as conexões com os países vizinhos.”
No caso das duas chefs, a conexão vai além da culinária regional e envolve também a visão da comida como acolhimento. Para Nara, cozinhar é um ato de entrega. “Podemos entregar carinho, amor, afeto e cuidado.” E a chef chilena complementa: “Cozinhar é contar histórias, compartilhar memórias e criar vínculos. Nossa collab mostra como a comida atravessa fronteiras e aproxima culturas.”