A novela, um patrimônio amado pelos brasileiros, está ganhando mais espaço na televisão brasileira. No dia 9 de junho, o canal Viva, que está completando 15 anos, vai passar a se chamar Globoplay Novelas (543 na Claro TV e 443 na SKY), com programação 100% dedicada aos folhetins — não somente aos clássicos que marcaram época e que já foram exibidos pela TV Globo, mas a novas produções, além de novelas internacionais.
- ‘Vale tudo’: relembre a cena de 1988 em que Solange e Odete batem boca, e a mocinha nega ‘conchavo’ com a vilã
- Antes e depois: Público se pergunta por que Renato e Marco Aurélio moram juntos; saiba como era na versão original
É o caso de “Guerreiros do Sol”, Original Globoplay que estreia na plataforma de streaming e no Globoplay Novelas no dia 11 de junho. Criada por George Moura e Sergio Goldenberg, a trama de ficção que se passa nas décadas de 1920 e 1930 é inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita e de outros casais de cangaceiros que cruzaram o Nordeste brasileiro. Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alinne Moraes, Irandhir Santos, Nathalia Dill, Alice Carvalho e Alexandre Nero estão no elenco. A direção artística é de Rogério Gomes.
— Novela é um gênero de forte consumo em qualquer plataforma da Globo. É o gênero mais consumido no Globoplay, faz do Viva um dos canais líderes da TV paga e está sempre entre os programas mais assistidos da TV Globo — diz Tatiana Costa, diretora de Gestão de Conteúdos Digitais & Canais Pagos, que analisa a evolução do perfil do espectador de novelas. — O que acontece hoje é que as pessoas têm mais possibilidades de consumo. Quem perdeu o episódio que passou na TV Globo, por exemplo, tem a possibilidade de assisti-lo depois no Globoplay.
- Odete Roitman, Lola Argento, Nazaré Tedesco: O que há nas vilãs que fascina tanto o público?
Tatiana ressalta que as novelas “ajudam a construir a identidade cultural brasileira”. A executiva diz que o formato segue sendo estratégico para a Globo e comemora a ampliação da oferta de “um gênero que os brasileiros amam”.
— Elas geram engajamento, orientam o debate sobre questões importantes para a sociedade enquanto divertem e emocionam, marcam gerações e extrapolam as telas. Invariavelmente, as novelas estão entre os assuntos mais comentados das redes, porque suas histórias se misturam às do Brasil — explica, lembrando que o Globoplay tem mais de 200 novelas em seu catálogo.
O novo canal Globoplay Novelas terá quatro faixas a mais do que havia na programação do Viva. Neste primeiro momento, uma será ocupada por “Além do tempo”, de 2015, que nunca havia sido reprisada na TV Globo. A novela turca “Hercai” e o folhetim mexicano “Amor invencível” ocuparão outras duas, com “Guerreiros do Sol” completando a programação diária.
Outra novidade serão as “batalhas temáticas”, que deixarão a cargo do público a escolha dos próximos títulos que serão exibidos pelo canal. A diretora explica com se dará a dinâmica:
— É uma disputa entre duas novelas de grande sucesso que tiveram algo em comum. Vamos começar com uma “batalha de Helenas do Manoel Carlos”: a Helena vivida por Regina Duarte em “Por amor”, que troca o seu próprio bebê com o neném natimorto da filha, e a Helena interpretada por Vera Fischer em “Laços de família”, que abre mão de uma grande paixão também por causa da própria filha. O público poderá votar no seu título preferido em uma enquete do gshow, que será aberta em breve. A novela escolhida estreia em julho no Globoplay Novelas.