A vitória por 3 sets a 0 de João Fonseca sobre o polonês Hubert Hurkacz colocou um francês no caminho do brasileiro em Roland Garros. O adversário de João na segunda rodada será Pierre Hugues-Herbert, número 147 do mundo.
Herbert estreou com vitória sobre o compatriota Benjamin Bonzi, número 60 do mundo, na primeira rodada. Há 15 anos no circuito, o francês de 34 anos teve como melhor ranking da carreira a 36ª posição, em 2019.
Os melhores resultados de Herbert foram quatro finais de ATP 250, todas terminando em derrotas. Seu currículo no simples é tímido e sem títulos, já que sua especialidade é o jogo de duplas.
Em duplas, a carreira do francês é estrelada. Conquistou os quatro grand slams. Ao lado do também francês Nicolas Mahut, venceu o US Open em 2015, Wimbledon em 2016, o Australian Open em 2019 e Roland Garros em 2018 e 2021. Chegou a ser número 2 do mundo em 2016 e soma 24 títulos em duplas.
De família de tenistas e treinado pelo pai, o francês é destro e tem como especialidade o backhand com ambas as mãos, além do jogo próximo à rede.
Na vida pessoal, Herbert toca guitarra e tem Zinèdine Zidane como um dos ídolos fora do tênis. Em 2021, se envolveu numa polêmica antes da disputa do Australian Open. Ele desistiu de disputar o torneio por conta da exigência de vacinação contra a Covid-19.
— É uma escolha pessoal não tomar a vacina — declarou, na ocasião.
