Na manhã desta segunda-feira, primeiro dia útil do Jaé como forma de pagamento no transporte público do Rio, alguns passageiros relataram problemas ao tentar embarcar. Em nota enviada nesta manhã, o Rio Ônibus afirma que está em contato com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) para se informar sobre os problemas enfrentados na hora do embarque e solicitar providências.
- Jaé: primeiro dia útil do novo cartão tem desprevenidos, informações erradas e reclamação
- Jaé e Riocard: Como usar os cartões de transporte no Rio?
Nos ônibus municipais, os passageiros podem embarcar utilizando o Jaé, QR Code no aplicativo do Jaé ou dinheiro em espécie. Na prática, apenas um público poderá seguir embarcando com Riocard em ônibus, BRTs e VLTs: quem tem o benefício do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), destinado a quem tem renda de até R$ 3.205,20,.
Mais cedo, o prefeito Eduardo Paes, prevendo problemas e dúvidas neste primeiro dia útil, disse que funcionários da prefeitura e do Jaé estão nos principais pontos de embarque, como terminais e locais de grande circulação de passageiros para atender à população.
Jaé: Como recarregar o cartão? Como consultar o saldo do bilhete? Tire dúvidas
O prefeito orientou que os usuários que tenham qualquer questão sobre o uso do novo bilhete procurem um destes atendentes. Caso os cartões ou o sistema no aplicativo apresente problema, ele garantiu que o embarque será feito.
— O comando que nós demos para todo o pessoal da prefeitura é de que ninguém vai deixar de embarcar — disse Paes.
Novo Plano Estratégico: conheça as 88 metas previstas até 2028 para cobrar da prefeitura
Na nota do Rio Ônibus, o sindicato alerta que o pagamento da passagem é obrigatório para embarcar nos ônibus, seja por meio do Jaé ou em espécie. O sindicato disse ainda que está atendendo as determinações da Prefeitura buscando minimizar as dificuldades causadas pelos problemas e falhas no sistema Jaé.
O prefeito informou que entre 76% e 77% das viagens já é feita com o Jaé, isto no montante de 3 milhões por dia. Ele voltou a afirmar que têm ocorrido problemas pontuais no sistema. Os vales-transportes solicitados pelas empresas somam 450 mil, de acordo com balanço do município e já foram todos entregues, segundo Paes..
—Mesmo as empresas que deixaram para cima da hora, apesar de já saberem há muito tempo que essa virada ia acontecer. Mas todos os valores foram liberados, todos os cartões foram liberados, então, a gente vem cuidando com muita atenção dessa operação, vem olhando dia a dia, fim de semana com muitas reuniões, acompanhando sábado e domingo. A gente está pronto para atender, não vamos deixar ninguém não embarcar ou deixar de se locomover para o seu trabalho em razões de problemas, desde que sejam problemas reais — disse Paes, em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo..