A WSL confirmou que o Finals — etapa que decide o título mundial com os (as) cinco melhores surfistas da temporada regular — começa nesta segunda-feira, às 17h30 (horário de Brasília), na esquerda de Cloudbreak, em Fiji. As mulheres entrarão na água primeiro com a bateria entre a americana Caroline Marks (4ª) e a havaiana Bettylou Sakura Johnson (5ª). Os confrontos ocorrem de “degrau a degrau” com base no ranking.
Por vestir a lycra amarela, Yago Dora precisa vencer apenas uma bateria para ser campeão mundial, ou seja, sem a necessidade de disputar uma série de melhor de três. Se o adversário levar o primeiro confronto, o antigo formato, utilizado desde 2021, volta a valer — quem vencer duas vezes conquista o título.
Outro representante da bandeira verde e amarela no Finals é o medalhista olímpico de ouro e campeão mundial, Italo Ferreira, que garantiu a última vaga no evento como quinto colocado e enfrenta o australiano Jack Robinson (4º). O sul-africano Jordy Smith (2º), o americano Griffin Colapinto (3º) também disputam o título mundial.