Fenômeno típico do beloinverno, a baixa umidade relativa do ar segue afetando grande parte da região central do Brasil nesta sexta-feira. Uma faixa que se inicia no Paraná, passa pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste e alcança o sertão nordestino está sob alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com possibilidade desse índice chegar a apenas 20% ao longo do dia.
- Dia do Cerrado: Ipam cobra esforços na COP30 por soluções para frear o desmatamento no bioma
- Leia também: marco histórico de 22m achado em obra da COP30 recebe retoques para ser exibido ao público
A condição, que gera risco (baixo) de incêndios florestais e à saúde, teve início nesta quinta e deve se estender até a próxima segunda (15), segundo a meteorologista Andrea Ramos. Ela explica que, neste período, a umidade do ar pode chegar a uma mínima de 12% por conta do fenômeno chamado “extremo de umidade”.
— Hoje mesmo [quinta] tivemos ocorrência de focos de queimadas, não só nesta região, mas também no Maranhão, no Piauí, Bahia, Triângulo Mineiro. As chuvas, por conta da termodinâmica [transferência de energia], se intensificam no Amazonas, mas também atingem Belém (PA), Macapá (AP) e São Luís (MA), e, no Nordeste, no litoral do Rio Grande do Norte até a Paraíba. Mas [nessas regiões] a possibilidade é de uma chuva não tão forte — explica Andrea.
No Rio, no entanto, as máximas não devem superar os 23°C. A cidade terá uma sexta com tempo parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. As máximas na capital paulista também não devem passar dos 23°C, mas, mesmo com nuvens, não há previsão de chuva. No Sudeste, calor apenas em Belo Horizonte (MG), que, mesmo com céu parcialmente nublado, deve registrar máxima de 33°C.
No Sul do Brasil, as temperaturas devem cair ainda mais em Porto Alegre (RS). A capital gaúcha não passa dos 17°C nesta sexta, pouco abaixo dos 18°C que devem ser a máxima em Curitiba (que, porém, pode ter chuva isolada) e dos 19°C em Florianópolis (SC).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/j/G/4rJjC0R4mRy6OgCB2tag/fotojet-2025-09-11t203523.670.jpg)
A capital que mais deve sofrer com o calor é Cuiabá (MT). A previsão do Inmet aponta que os termômetros podem registrar até 41°C nesta sexta na capital mato-grossense. Outras capitais com altas temperaturas serão Palmas (TO) (máxima de 40°C), Teresina (PI) (38°) e Goiânia (GO) (37°C).
Para o Norte do país, o alerta do Inmet aponta para a ocorrência de chuvas intensas (de até 50mm) e ventos intensos (que podem chegar aos 60km/h). O aviso meteorológico tem validade para Acre, Rondônia, todo o centro-oeste no Amazonas e o oeste de Mato Grosso e Roraima. Um aviso similar foi emitido para toda a faixa litorânea dos estados do Piauí e do Pará.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/1/L/EhfKQYTFKXBT9gEMdvBw/dsfgasdg.png)
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).