Uma chuva forte, em Belém (PA), paralisou a apresentação de Dona Odete, Gaby Amarantos, Joelma e Zaynara no Amazônia Live, na tarde desta quarta-feira (17). O evento promovido pela Rock World, responsável pelos festivais Rock in Rio e The Town, funciona como uma abertura não oficial da COP30, que acontecerá em novembro na capital paraense. O show ocorre num palco flutuante num dos braços do rio Guamá.
— Chuva, no Pará, é benção – brinca Gaby Amarantos, sobre a tempestade que interrompeu a apresentação.
O espetáculo, que será transmitido às 18h15 pelo Multishow e pelo Globoplay, tem Mariah Carey como estrela principal. A americana encerrará a apresentação fazendo um passeio pelas principais canções de seu repertório. Há dez dias não chovia em Belém. Aliás, o calor úmido na região é o principal assunto entre os convidados que acompanham o show diretamente de uma balsa próxima ao palco em formato de vitória-régia, entre os quais o ator Marcelo Serrado, a ginasta Danielle Hypolito e jornalista Zeca Camargo.
— Olha, com certeza, esse clima quente influência nossa cultura — exalta, ao GLOBO, Joelma, que mergulhou no rio após o ensaio da apresentação. — Isso faz parte da minha infância, das minhas origens. Com certeza, o clima influencia a nossa cultura! Somos quentes, receptivos.
A grande questão é a seguinte: o que Mariah Carey tem achado? Até o momento, não se sabe, já que a diva pop pouco apareceu publicamente.
— Ela tem que tomar um tacacá e sair daqui “banzeirando” – diz Gaby Amarantos – Fazendo isso, tá tudo certo.
Em entrevista ao GLOBO, Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, explicou o Amazônia Live:
— Queremos que este espetáculo seja uma declaração sobre a importância de manter a floresta de pé. Esta é a solução para o clima no planeta e para a economia de cidades dentro de territórios florestais — ressalta Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World. — A intenção, portanto, é aquecer a conversa com o público “mainstream” para que a COP30 não passe restrita aos políticos e ativistas. Temos que ampliar este debate.
As negociações com Mariah Carey — que foi uma das atrações do festival The Town no último sábado (13) — se iniciaram há mais de um ano, antes de ela se apresentar no Rock in Rio, em setembro de 2024. Para que a artista e sua equipe entendessem a proposta, foram necessárias muitas e muitas conversas.
— Desta vez, estaremos no meio de um braço de rio, onde não há nada em volta — detalha Roberta. — Todos estão obviamente apreensivos. Não é corriqueiro, para nenhum artista, ter um barco-camarim e chegar no meio de uma floresta para subir num elevador e cantar no centro de uma flor (risos). Os músicos estão muito entusiasmados. Mas trata-se de uma operação fora do padrão, o que deixa todo mundo num estado de concentração gigantesca. Foram várias reuniões para que eles se sentissem seguros e dissessem: “Então, vamos lá.”