A Conmebol divulgou, na manhã desta sexta-feira, o áudio da comunicação do árbitro de vídeo em lance polêmico envolvendo Gonzalo Plata, do Flamengo, em jogo contra o Estudiantes, pela ida das quartas de final da Libertadores. O colombiano Nicolas Gallo, responsável pelo VAR, afirma que não pode interferir, pois o lance ocorreu fora da área.
— Duplo amarelo para o 50 (Gonzalo Plata). Aí não posso entrar. Fora da área, não tenho como entrar aí — disse o árbitro Nicolas Gallo, responsável pelo VAR.
Antes dos áudios do VAR, o narrador reconhece que o árbitro colombiano Andrés Rojas não deveria ter mostrado o cartão vermelho para o jogador do Flamengo. No entanto, a Conmebol destaca que o VAR não poderia revisar o lance, que ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo.
— O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão — informa a entidade no vídeo.
— Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir — completa o narrador.
O atacante equatoriano foi expulso no segundo tempo, após uma dividida dentro da área. Plata recebeu o segundo cartão amarelo ao ser atingido pelo zagueiro Facundo Rodríguez, que chutou a sola do pé do atacante, e ambos caíram no gramado. Os jogadores do Flamengo reclamaram do cartão vermelho e ainda pediram pênalti em cima do atleta rubro-negro.
Menos de 12 horas do fim da partida, a Conmebol já se posicionou em relação aos cartões apresentados pelo árbitro colombiano Andrés Rojas. A entidade, em nota oficial, confirmou a suspensão de Gonzalo Plata para o confronto da volta, na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estadio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.