Campeão mundial com a seleção da Alemanha e multi vitorioso com a camisa do Bayern de Munique, o zagueiro Jérôme Boateng anunciou sua aposentadoria do futebol nesta sexta-feira. O jogador de 37 decidiu por fim à carreira após o fim do contrato com o LASK Linz, da Áustria.
O anúncio foi feito em um vídeo postado em seu perfil no Instagram.
“Joguei por muito tempo, por grandes clubes, pela minha seleção. Aprendi, venci e perdi. O futebol me deu muito. Agora, é hora de seguir em frente. Não por ter que fazer isso, mas porque estou pronto. Sou grato por tudo. Pelos meus times, pelos torcedores e pelas pessoas que me apoiaram. Acima de tudo, minha família e meus filhos, que sempre estiveram ao meu lado. Família, amigos, fãs, chegou a hora”, disse o jogador.
Boateng, que estava no LASK Linz desde maio do ano passado, fez apenas 13 partidas pelo clube. Ele teve seu contrato encerrado no fim de agosto.
Revelado pelo Hertha Berlim, Boateng passou por Hamburgo e jogou uma temporada no Manchester City antes de rumar ao Bayern de Munique, pelo qual conquistou a Liga dos Campeões duas vezes e Bundesliga em nove oportunidades. Pela seleção alemã, fez parte do elenco terceiro colocado da Copa do Mundo de 2010 e foi campeão mundial em 2014. Nos últimos anos, defendeu Lyon-FRA e Salernitana-ITA antes de rumar à Áustria.
No ano passado, o jogador foi condenado em Munique por lesão corporal premeditada contra sua ex-mulher, Sherin Senler, em um episódio ocorrido em 2018. Ele recebeu uma multa suspensa de 200 mil euros, que só será paga em caso de nova infração, além da obrigação de doar 100 mil euros a instituições de caridade. Na época, ele negou as acusações.