Com os termômetros beirando os 40°C, sol forte e céu limpo, neste domingo, a volta da praia no Rio foi marcada por cenas de bagunça em ônibus da cidade. Jovens foram flagrados invadindo os coletivos pela porta traseira e janelas, além de se arriscarem no teto dos veículos. O calor intenso e as praias lotadas, como Pedra do Arpoador, Ipanema e Leblon, ajudaram a formar o cenário de confusão nas linhas que ligam a Zona Sul à Zona Norte da cidade.
Bagunça em ônibus do Rio na hora da volta da praia neste domingo de calor
Em uma das gravações, um grupo de meninos aparece viajando sobre o ônibus da linha 483, que faz o trajeto da Penha, na Zona Norte, até Ipanema, na Zona Sul, com acesso às praias. Um dos jovens, que utilizava a saída de emergência no teto com o corpo parcialmente para fora, foi flagrado por um pedestre e chegou a ameaçá-lo:
“Coroa, tá gravando? Vou tomar teu telefone, hein!”, disse o rapaz, fazendo com que o pedestre encerrasse a gravação por medo de ser roubado.
Em outro ponto da cidade, na Avenida Brasil, outro grupo foi flagrado pelo GLOBO realizando a mesma ação na mesma linha: garotos se equilibrando no teto de um ônibus em movimento. Não havia necessidade de viajar no teto, já que o interior do coletivo estava vazio até a altura da Fiocruz, e dois outros ônibus permaneciam parados nesse trecho.
Já no Recreio, na nova Zona Sudoeste do Rio, outro registro mostra pelo menos 18 jovens travando um coletivo até que todos consigam invadir o veículo, seja pela porta traseira ou pelas janelas.
Em nota, a Polícia Militar do Rio não disse se pessoas foram detidas pelas cenas, mas contou que segue com amplo esquema de policiamento, com equipes intensificando as abordagens e revistas.