O Yangwang U9 Xtreme, superesportivo elétrico da BYD, tornou-se oficialmente o carro de produção mais rápido do planeta ao atingir 308,4 mph (496 km/h) no circuito oval de alta velocidade do ATP Papenburg, na Alemanha, neste final de semana. O feito, conduzido pelo piloto alemão Marc Basseng, coloca o modelo chinês à frente de ícones como o Bugatti Chiron Super Sport 300+, que havia marcado 489,7 km/h em 2019.
- Piloto italiano quebra recorde de velocidade em porta-aviões com Ferrari SF90
- Ferrari resgata nome Testarossa e lança supercarro híbrido de 1.050 cv; veja fotos
O recorde também deixou para trás outros modelos elétricos renomados, como o Aspark Owl (438,7 km/h) e o Rimac Nevera R (439,9 km/h). Para alcançar o feito, o U9 Xtreme contou com uma evolução tecnológica significativa em relação ao modelo anterior.
O supercarro é equipado com quatro motores elétricos que, juntos, entregam 2.978 cavalos de potência, mais que o dobro dos 1.288 cv da versão convencional. Cada motor pode chegar a 30 mil rotações por minuto, impulsionado por uma plataforma de 1.200 volts, a primeira desse tipo em um carro de produção.
Segundo a fabricante, essa inovação garante maior eficiência energética e menor geração de calor, com redução de até 67% em relação aos sistemas tradicionais de 800 V. A bateria Blade, também desenvolvida pela BYD, tem densidade celular 170% maior e suporta taxas de descarga até dez vezes superiores às de veículos elétricos convencionais.
Visualmente, o modelo ganhou ajustes para lidar com velocidades extremas, incluindo rodas menores (20 polegadas), pneus dianteiros mais largos — de 325 mm, igualando-se aos traseiros — e modificações na bitola.