O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um forte sinal de apoio ao presidente da Argentina, Javier Milei, pouco antes de uma reunião entre os dois na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira. Em sua plataforma Truth Social, Trump escreveu que “o altamente respeitado presidente provou ser um líder verdadeiramente fantástico e poderoso para o grande povo da Argentina”. O republicano reforçou uma mensagem quase idêntica quando se encontrou com o argentino, onde descartou um “resgate financeiro” de Washington à Buenos Aires.
- Economia: Trump se reúne com Milei, elogia política econômica do argentino e defende sua reeleição. Peso mantém valorização
- Assembleia Geral da ONU 2025: acompanhe ao vivo a abertura e discurso de Lula
“Ele herdou um ‘desastre total’ com uma inflação terrível causada pelo presidente esquerdista radical anterior (assim como o corrupto Joe Biden, o pior presidente da história da nossa nação), mas trouxe estabilidade de volta à economia argentina e a elevou a um novo patamar de destaque e respeito”. escreveu Trump. “Temos um relacionamento tremendo com a Argentina, que se tornou uma forte aliada, graças a Milei”.
No X, Milei agradeceu a “grande amizade e este gesto extraordinário”, republicando a mensagem de Trump no Truth Social.
“Espero continuar a trabalhar em estreita colaboração com ele para que ambos os países possam prosseguir nos seus incríveis caminhos de sucesso. Argentina: Javier Milei é um grande amigo, um lutador e um vencedor, e tem o meu total e completo apoio para a sua reeleição como presidente. Ele nunca vos decepcionará!”, acrescentou o presidente americano.
Diante dos jornalistas, durante a reunião com Milei, Trump ressaltou:
— Eu tinha muitas reuniões agendadas, mas queria me encontrar com o presidente da Argentina, e nós dois queríamos ver nossos amigos. Ele fez um trabalho fantástico, e eu estou fazendo algo que normalmente não faço: estou dando a ele meu total apoio. Acabamos de endossá-lo para presidente. Como vocês sabem, uma eleição está chegando, e tenho certeza de que ele se sairá bem, mas agora acho que isso a confirma, e para o povo da Argentina, dizemos que o apoiamos 100% — disse.
O americano presenteou Milei com uma cópia impressa da mensagem publicada no Truth Social. O argentino, então, mostrou o documento diante das câmeras como um troféu.
O encontro entre Trump e Milei ocorreu em meio a especulações sobre um possível auxílio financeiro dos EUA à Argentina. Na véspera, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, sinalizou que Washington poderia apoiar Buenos Aires por meio do Fundo de Estabilização Cambial (ESF, na sigla em inglês).
- Trump: ‘Encontrei Lula nos abraçamos e vamos nos encontrar na semana que vem’; veja vídeo
Trump, no entanto, minimizou.
— Vamos ajudá-los, mas não acho que eles precisem de um resgate. Ele está fazendo um trabalho fantástico — afirmou o republicano.
A economia argentina enfrenta turbulências e um cenário político instável para Milei no Congresso, após derrotas eleitorais e resistências às suas reformas. Ainda assim, autoridades dos dois países ressaltaram a parceria estratégica.
“Vocês não imaginam como foi emocionante a reunião!”, escreveu o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, nas redes sociais.
Na reunião, do lado argentino, participaram Karina Milei, secretária-geral da Presidência, que enfrenta suspeitas de corrupção em um escândalo envolvendo subornos; o ministro da Economia, Luis Caputo; e o chanceler Gerardo Werthein. Trump compareceu com o secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário do Tesouro, Scott Bessent; e sua chefe de gabinete, Susie Wiles.