A Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências divulgou nesta quarta-feira (25) a lista de indicados ao Emmy Internacional. A TV Globo concorre à premiação na categoria Novela com “Mania de Você”, de João Emanuel Carneiro, e em Notícias com o “Fantástico”, por uma reportagem sobre uma controversa política de combate ao crime implementada em El Salvador, produzida pelos repórteres Álvaro Pereira Júnior e Lúcio Rodrigues.
A premiação ocorrerá no dia 24 de novembro, em uma cerimônia em Nova York, nos Estados Unidos.
A produção “Bora, o pódio é nosso”, do Globoplay, também foi indicada ao Emmy na categoria Factual e Entretenimento Infantil. Já a série “Fallen – Luz e sombra”, co-produzida pelo serviço de streaming com o Reino Unido, concorre em Live-Action Infantil.
As indicações do Emmy Internacional são feitas a partir de uma votação realizada entre os membros da Academia em todo o mundo. Ao todo, a emissora já recebeu 125 indicações à premiação, resultando em 18 estatuetas. A última delas veio com a novela “Órfãos da terra”, de 2019.
A primeira vez que a companhia foi laureada ocorreu em 1976, com o prêmio de Personalidade Mundial da Televisão, concedido a Roberto Marinho. O empresário voltou a receber a honraria em 1983. Já o filho, Roberto Irineu Marinho, foi agraciado em 2014, na mesma categoria. Neste ano, o presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, será o responsável por receber o troféu de Personalidade Mundial da Televisão.
O departamento de dramaturgia da emissora já foi vencedor do prêmio por produções como o musical “A arca de Noé”, “Morte e Vida Severina”, “Caminho das Índias” (2009), “Lado a lado”, “Império”, “Verdades secretas” e “Órfãos da terra”.