Ubiraci Rodrigues Costa, conhecido como Biriba, primeiro grande nome do tênis de mesa do Brasil, morreu, nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 80 anos. A causa da morte não foi divulgada. O velório está marcado para o Cemitério da Quarta Parada, das 10h às 14h desta sexta-feira, dia 26.
Biriba ganhou destaque internacional aos 15 anos, quando derrotou o então campeão mundial Rong Guotan durante o Mundial de Pequim, na China. O feito o transformou em celebridade no Brasil, chegando a ser comparado a ícones como Pelé e Maria Esther Bueno, e ainda criança dividiu capa de revista com grandes nomes do esporte nacional.
— Um menino de 15 anos do Brasil derrota seu ídolo, em seu próprio país, com 15 mil torcedores torcendo para o chinês. Fiquei na história do tênis de mesa dos dois países e do mundo — recordou Biriba em entrevista à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Apesar de ter ganhado destaque mundialmente muito cedo, a carreira de Biriba não durou muito. Aos 21 anos, ele se aposentou do tênis de mesa por motivos como a falta de apoio e se formou em Economia e Contabilidade na faculdade. O tênis de mesa passou a ser um passatempo para Ubiraci Rodrigues.