- Veja: Projeto alternativo de Renan que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil é aprovado no Senado
- O que esperar do encontro de Trump e Lula? Especialistas indicam os pontos que devem entrar na negociação
O sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba convocou uma assembleia extraordinária para às 10h desta sexta-feira a fim de discutir formas de preservar o emprego dos trabalhadores.
O encontro, voltado a associados e não associados ao grupo sindical, prevê debater a proposta da empresa de suspensão temporária dos contratos de trabalho (o chamado layoff). O recurso é bastante utilizado em casos de crise para atenuar os efeitos negativos, sem que seja rompido o vínculo empregatício.
Temporal arranca teto e deixa feridos em fábrica da Toyota no interior paulista
Na quarta-feira, o sindicato se reuniu com representantes da Toyota. O encontro discutiu alternativas para garantir a segurança e preservação dos empregos dos funcionários.
— Ainda não temos uma previsão para o retorno das atividades e o levantamento completo dos danos, pois a fábrica foi muito prejudicada, inclusive a parte estrutural, mas estamos trabalhando para entender a extensão dos estragos e definir os próximos passos, sempre em diálogo com o sindicato — afirmou Celso Simomura, responsável pela gestão de recursos humanos da Toyota.
Segundo a Toyota, danos significativos foram registrados na fábrica, que está com a produção completamente paralisada.
A montadora informou que a segurança dos colaboradores é prioridade e que está prestando suporte a todos que estavam no local no momento do incidente. Não houve registro de fatalidades. Ainda não há previsão de retomada das atividades, enquanto a empresa prepara um relatório para avaliar a dimensão dos prejuízos.
- Veja fotos: Fiat Grande Panda será lançado no Brasil em 2026 e pode repetir sucesso do Uno
A unidade é a única da América Latina responsável pela produção de motores. Segundo o veículo especializado Automotive Business, a companhia informou ainda neste ano capacidade anual de 220 mil unidades produzidas — das quais 21,6 mil são exportadas aos Estados Unidos.
A Toyota ainda não confirmou oficialmente, mas o impacto deve também comprometer o lançamento do SUV Yaris Cross, previsto anteriormente para outubro, além de afetar o abastecimento das concessionárias com modelos como o Corolla, produzido em Indaiatuba, e o Corolla Cross, montado em Sorocaba.
(Colaborou Carolina Nalin)