O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua mulher, Melania, foram filmados em uma suposta discussão através das janelas do helicóptero presidencial Marine One, na noite de quarta-feira, quando a aeronave havia acabado de pousar no gramado sul da Casa Branca. O registro viral rapidamente gerou especulações de que o casal havia se desentendido e atiçou comparações, inclusive, com a cena em que Brigitte empurra Emmanuel Macron em avião.
- Invasão: YouTuber é preso após fazer transmissão ao vivo de zona de exclusão nuclear de Fukushima
- Cenas viralizaram: Tufão Ragasa deixa ruas na China inundadas e cheias de peixes
Um especialista em leitura labial consultado pelo tabloide inglês Daily mail, no entanto, afirma que não se tratava de uma discussão acalorada. Segundo Jeremy Freeman, o casal, na verdade, comentava incidentes ocorridos na Assembleia Geral da ONU, como quando a escada rolante paralisou abruptamente no momento em que Trump subia.
De acordo com Freeman, Melania teria dito: “Você apenas continuou”. E Trump respondeu: “Foi inacreditável. Como você consegue fazer isso?” Antes de descerem do helicóptero, Melania teria dito algo como: “Donald, olhe para mim”, e os dois atravessaram o gramado de mãos dadas.
O episódio da escada rolante foi apenas um dos problemas técnicos enfrentados pelo presidente durante a viagem à ONU, que ele classificou como “uma verdadeira vergonha” em postagem no Truth Social.
Além da escada, Trump relatou falhas no teleprompter, que ficou “completamente apagado”, e no áudio, que impediu que líderes mundiais ouvissem seu discurso sem fones de tradução. Ele descreveu tudo como uma “tripla sabotagem na ONU” e pediu ao Secretário-Geral António Guterres uma investigação, solicitando a preservação de todas as gravações de segurança, inclusive do botão de parada de emergência da escada.
A ONU, por sua vez, atribuiu o incidente a um cinegrafista da delegação de Trump, que possivelmente acionou o mecanismo de segurança da escada sem intenção, segundo o Daily Mail.
O secretário-geral Antonio Guterres explicou que a escada parou quando o cinegrafista, que subia de costas, chegou ao topo, enquanto a primeira-dama, seguida pelo presidente, subia os degraus inferiores. O equipamento foi reiniciado imediatamente e funcionou normalmente pelo resto da manhã.