Quem pisar na quadra da Acadêmicos do Salgueiro, no Andaraí, Zona Norte do Rio, neste sábado (27), terá grande chance de ver o coração acelerar de emoção. A partir das 20h30, a agremiação realiza a grande final da escolha do samba enredo para o carnaval de 2026. O evento, porém, vai além da música. A festa terá ainda a apresentação das musas que prometem abrilhantar a passagem da escola pela Sapucaí.
- Time Out: Botafogo entra na lista, e bairro de São Paulo fica no top 3 dos mais descolados do mundo; veja os pontos altos de cada um e o ranking completo
- Thiago Gomide: o Rio já foi a capital da amizade entre Brasil e Estados Unidos
Entre as estreantes na agremiação este ano, figuram a humorista e influenciadora digital Gkay, a bailarina e atriz Carol Nakamura, a atriz e ex-BBB Bruna Griphao, a modelo Cíntia Dicker e a funkeira Renata Frisson, a Mulher Melão. A lista inclui ainda as veteranas MC Rebecca e Tati Barbiere.
Até o carnaval deste ano, Mulher Melão era musa da Grande Rio. Em sua estreia no Salgueiro, ocupa ainda a função de diretora das musas. Por isso, foi a responsável pela escolha das novas ocupantes do posto.
— Quis incluir pessoas que estão voltando para o carnaval, como a Nakamura, e estreantes, como Cíntia Dicker e Bruna Griphao. Elas precisam ter essa experiência mágica, que muda a vida. Todas têm uma energia lá no alto e querem fazer um carnaval lindo, ajudando a escola a levar o campeonato. E estão empenhadas para isso, fazendo aulas de samba e se engajando bastante com a escola — destaca Mulher Melão.
Há 18 anos reconhecida como Mulher Melão, a catarinense Renata Frisson ficou famosa após pisar na avenida como musa pela primeira vez, em 2008. Até então, ela era estudante de Direito em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Uma de suas inspirações à época, conta, foi justamente a atriz Vivane Araújo, a rainha de bateria do Salgueiro.
— A oportunidade de pisar na Sapucaí mudou minha vida. Foi assim que fiquei famosa. Por isso, abro portas para as pessoas de um modo geral. Carnaval é para todos. É a maior festa do mundo — pontua. — A principal característica que uma musa tem que ter e se entregar e se aproximar da comunidade de alguma forma. Botar o pé, se envolver nos projetos da escola e ser povão. E esse esforço eu tenho percebido em cada uma das escolhidas.
Em 2026, o Salgueiro homenageia uma das maiores referências do carnaval brasileiro: Rosa Magalhães, com o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, destacando o legado e o universo criativo dela. Os ingressos para a final do concurso de samba enredo estão disponíveis no Guichê Web.
- Mulher Melão
- Carol Nakamura
- Bruna Griphao
- Gkay
- Cíntia Dicker
- MC Rebecca
- Tati Barbiere
- Sthe
- Bia Michele
- Ana Flávia
- Bruninha
- Amandinha
- Bianca Salgueiro