BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Quer vender no TikTok Shop? Veja como funciona, requisitos, dicas e alertas antes de começar

BRCOM by BRCOM
setembro 29, 2025
in News
0
Imagem de divulgação do Tiktok Shop nos EUA — Foto: Divulgação/TikTok

Lançada no Brasil há apenas quatro meses, o TikTok Shop, plataforma de comércio eletrônico embutida na rede social de vídeos, caiu nas graças dos brasileiros, ao menos dos que seguem e são seguidos naquele ambiente digital.

  • Cheirinho de TikTok: perfumes árabes viralizam e caem no gosto das brasileiras
  • Nova estratégia: Redes de moda tentam fisgar cliente com a beleza da cabeça aos pés

Comprar diretamente no aplicativo enquanto assiste um vídeo ou transmissão, sem ter de clicar em um link e sair do post para adquirir um produto, virou uma ferramenta poderosa — e uma nova fonte de renda — para influenciadores digitais com audiências de diferentes tamanhos, anunciantes e o próprio TikTok, que passa a atuar também como uma empresa de comércio eletrônico.

Com três cliques uma encomenda está feita, conveniência que satisfaz o imediatismo dos usuários e estimula a compra por impulso de produtos virais.

  • ‘Gente como a gente’: marcas se voltam para pequenos influenciadores em busca de autenticidade

O Brasil é o nono país (ao lado de EUA, Reino Unido e alguns países asiáticos) a receber o TikTok Shop e já desponta como um mercado estratégico da plataforma, apontam analistas. Segundo relatório do BTG Pactual, o TikTok Shop já movimenta US$ 1 milhão (R$ 5,3 milhões) por dia em volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) no Brasil.

Conteúdo:

Toggle
  • Como o usuário faz as compras?
  • Como se tornar um influenciador vendedor no TikTok?
  • E quais são os requisitos?
  • E o lojista que quer anunciar seu produto dessa forma?
      • Quer vender no TikTok Shop? Veja como funciona, requisitos, dicas e alertas antes de começar

Como o usuário faz as compras?

Imagem do Tiktok Shop nos EUA — Foto: Divulgação/TikTok

Com uma infraestrutura digital própria de pagamentos, o diferencial do TikTok Shop em relação a outras redes sociais é processar a venda na própria plataforma em vez de um link direcionar o usuário para lojas virtuais.

  • Até mesmo os carecas: Do liso ao cacheado, brasileiros usam até 7 produtos para cabelo

O usuário vê um conteúdo de um influenciador digital, que pode ser:

  • um vídeo postado e que fica circulando na rede social
  • uma live com apresentação de produtos
Passo 1 de uma compra no TikTokShop — Foto: Reprodução
Passo 1 de uma compra no TikTokShop — Foto: Reprodução

O usuário interessado em comprar o produto apresentado clica em uma faixa laranja que fica visível na parte inferior da tela.

  • Entrevista: ‘Há uma busca por mais personalidade na maquiagem’, diz a influencer e empresária Bruna Tavares

Sem que o usuário deixe de ver o conteúdo, a plataforma exibe o preço e condições de pagamento e oferece duas opções:

  • colocar o produto em seu carrinho virtual para fazer um único pagamento depois de coletar mais itens de outros influenciadores
  • seguir direto para o pagamento do produto
Passo 2 de uma compra no TikTok Shop — Foto: Reprodução
Passo 2 de uma compra no TikTok Shop — Foto: Reprodução

  • Entenda: como o fim da fusão entre Gol e Azul reconfigura mercado de aviação

A terceira tela resume o pedido, apresenta condições de entrega e exibe espaço para cupons de desconto. Confirmado, o pagamento é processado no cartão do usuário pré-cadastrado no TikTok e ele volta a ver o conteúdo em tela cheia.

Passo 3 em uma compra no TikTok Shop — Foto: Reprodução
Passo 3 em uma compra no TikTok Shop — Foto: Reprodução

Como se tornar um influenciador vendedor no TikTok?

É preciso se cadastrar no TikTok Shop. Quando aprovados pelo TikTok Shop, os criadores escolhem produtos de lojas cadastradas que querem anunciar, recebem os itens em casa para fazer demonstrações on-line e têm até 15 dias para produzir vídeos ou lives. O retorno vem em comissões sobre as vendas, cujos valores variam conforme o anunciante.

E quais são os requisitos?

Nevine Mourad trocou atividade como publicitária e social media por vendas no TikTok — Foto: Acervo pessoal
Nevine Mourad trocou atividade como publicitária e social media por vendas no TikTok — Foto: Acervo pessoal

O criador de conteúdo interessado em apresentar produtos no TikTok precisa ter ao menos 18 anos e 2 mil seguidores, seguir as diretrizes do aplicativo, não ter vínculos políticos ou governamentais, ter publicações nos últimos 6 meses e não ter perdido licença de venda antes.

Juliana Ferr foca nas vendas ao vivo, em lives no TikTok — Foto: Acervo pessoal
Juliana Ferr foca nas vendas ao vivo, em lives no TikTok — Foto: Acervo pessoal

A publicitária Nevin Mourad, 31 anos, que começou com 6 mil seguidores, virou uma vendedora reconhecida na plataforma, com 64,2 mil. Ela recomenda publicar ao menos cinco vídeos por dia, testando diferentes nichos e formatos.

Preparada por uma agência de influenciadores antes mesmo do lançamento da ferramenta no Brasil, ela publicou 220 vídeos só em maio.

Esse tipo de apoio ajuda na produção, na estratégia e na segurança do perfil, ela diz, mas é preciso repassar uma comissão à agência. No caso dela, é 1%, mas há repasses de até 20% das comissões do influenciador.

Já a infuenciadora Juliana Ferr, de 33 anos, foca em lives shop no TikTok desde julho. Ela se concentra na apresentação de produtos de beleza ao vivo para seu público de 13,8 mil seguidores, que é 90% feminino.

Nas lives, ela recomenda ao criador oferecer cupons de desconto, em acordo com o lojista. Investir em produtos virais e entrar nas trends é importante, mas focar em um nicho também pode ser boa estratégia porque fideliza um público específico.

As altas cifras que influenciadores contam podem mascarar riscos. O TikTok Shop é novo no país. A tendência é ganhar mais adeptos ao longo do tempo. Com mais influenciadores e competição, as vendas tendem a se diluir.

Começar logo é o ideal para conquistar um espaço, mas será preciso estratégia para mantê-lo. Avalie a reputação dos produtos que anuncia para que eles não comprometam a sua.

Naíra Silva, analista do Sebrae Rio, diz que o maior desafio é entender o público da plataforma e selecionar bem os produtos. Vender de tudo sem criatividade ou autenticidade pode ser um tiro no pé.

  • Mesmo após venda do app nos EUA: ByteDance deve ficar com 50% do lucro do TikTok

E o lojista que quer anunciar seu produto dessa forma?

Também é preciso fazer um cadastro na plataforma. O lojista que quer disponibilizar seus produtos para que influenciadores anunciem, além de ser maior de 18, deve apresentar identidade, ter CNPJ ativo e não exercer atividade política ou em governos. A cada venda, o lojista vai pagar uma comissão ao influenciador e outra ao TikTok. Os valores variam de acordo com o produto e o preço.

Para o lojista, é prudente verificar a personalidade e o histórico dos influenciadores, para saber se eles combinam com a sua marca.

Hoje, fica a cargo dos anunciantes entregar os produtos embalados e etiquetados para distribuidoras parceiras do TikTok, que faz a transação financeira e também cobra comissão sobre as vendas.

É importante cumprir os prazos de entrega e a qualidade prometidos pelos influenciadores, para não ficar exposto a reações negativas na própria rede.

*Estagiária sob supervisão de Alexandre Rodrigues

Quer vender no TikTok Shop? Veja como funciona, requisitos, dicas e alertas antes de começar

Previous Post

Paul Lynch encena os pesadelos de uma mulher entre a guerra civil e a tentativa de manter a família unida

Next Post

veja como o TikTok Shop converte ‘trends’ em vendas instantâneas

Next Post
Imagem de divulgação do Tiktok Shop nos EUA — Foto: Divulgação/TikTok

veja como o TikTok Shop converte ‘trends’ em vendas instantâneas

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.