Alunos e professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), no Maracanã, conquistaram, este mês, o primeiro lugar no Prêmio Inova, entregue durante o Painel Telebrasil, principal evento de telecomunicações do país, em Brasília. O grupo desenvolveu o Nemesis, um software que automatiza a análise de notas de empenho do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e promete aumentar em até 70% a produtividade dos auditores.
- Folia de Reis, carnaval de rua, caxambu: cultura popular da Grande Tijuca será registrada em curtas e podcasts
- Saúde: Hospital cria espaço lúdico que realização de exames de crianças autistas
Atualmente, essas notas — que registram a reserva orçamentária para despesas públicas e contêm informações como fornecedor, valor e descrição do gasto — são verificadas manualmente ou por amostragem pelos auditores do TCE. Com a solução criada pelos estudantes, será possível realizar uma busca semântica dos documentos, acelerando o trabalho de fiscalização.
— Estamos em negociações para a implantação da ferramenta no TCE, e a nossa expectativa é que haja um aumento de desempenho de 70% na análise das notas de empenho pelos auditores — afirma o professor Eduardo Bezerra, um dos coordenadores da equipe vencedora.
O Prêmio Inova selecionou quatro projetos entre mais de 40 inscritos por institutos federais de educação. De acordo com Marcos Ferrari, presidente-executivo da Telebrasil e da Conexis Brasil Digital, a premiação demonstra como a inovação e a conectividade podem transformar realidades no país.
— Esses quatro projetos mostram o impacto direto que a pesquisa aplicada, desenvolvida nos institutos federais, pode ter na vida das pessoas, seja promovendo inclusão, aumentando a produtividade no campo, combatendo a evasão escolar ou modernizando a gestão pública — comenta Ferrari.
- Cultura para todos: Zona Norte recebe oficinas e apresentações de dança gratuitas
Na solenidade, realizada no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, Bezerra e o estudante de ciência da computação Vinícius Borges receberam o troféu das mãos de Mario Girasole, vice-presidente institucional da TIM. O prêmio é fruto de uma parceria da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e conta com apoio da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
*Esta reportagem foi publicada no especial Educação do GLOBO Tijuca+Zona Norte em 27/09