A cultura paraense, amazônica e ribeirinha desembarca sábado (4) no Méier. Em uma edição especial da “Belle e a Feira”, evento da Livraria Belle Époque, no Méier, o festival gratuito “Carimbó Suburbano” leva atrações musicais, gastronomia, oficinas de dança e percussão, além de atividades infantis à Rua Soares, das 12h às 21h.
- Agenda gourmet: Breakfast Weekend, Cordon Bleu em festa, degustações e mais eventos de gastronomia no Rio de Janeiro
- Arte e bons drinques: eventos para soltar a criatividade, beber e conhecer gente nova
Com o objetivo de levar a cultura do Norte à Zona Norte, o evento terá uma programação musical regional, como os grupos Afroribeirinhos, Égua Manas e Ton Rodrigues, além da apresentação do corpo de baile do grupo Carimbó dos Altos. Oficinas gratuitas abertas ao público também prometem ensinar mais da cultura paraense e amazônica aos visitantes. O programa inclui, ainda, aulas de percussão e dança com Aurélio Batman e Ana Paula, da Kianda Cia. Multicultural.
Além de um espaço especial para crianças, já na primeira hora do dia elas serão convidadas a vivenciar uma experiência sensorial permeada por “encantamentos amazônicos” com o grupo Carimbaby.
Quando se fala do Pará, da Amazônia e da cultura que rodeia o carimbó, não dá para deixar de lado as tradições da culinária regional. Além dos quitutes oferecidos nas barracas do evento, Dona Cláudia é responsável por todo tempero da cozinha do Boteco da Belle, que irá preparar pratos como arroz paraense (R$ 35) e “bellinhos” (os bolinhos da casa). Já o coletivo Som do Mangue irá assar um peixe com uma preparação tradicional da cultura ribeirinha do Pará, a Piracaia: o pescado é assado na areia da praia.
“A Belle e a Feira” acontece desde 2021, ocupando a rua, em frente ao centenário Colégio Estadual Visconde de Cairú, onde também estão a Livraria Belle Époque e o Boteco Cultural da Belle. A feira reúne expositores de artes visuais, artesanato e gastronomia, além de diversas atrações musicais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/c/B/A9J4WzRVi2u8rue633eg/captura-de-tela-2025-09-26-141723.png)
- 12h: Abertura do festival com DJ Letto
- 12h30: Carimbó dos Altos
- 13h30: Carimbaby
- 15h: Vivência com Denise Cabocla
- 16h: Égua Manas
- 17h30: Chamada de tambor – oficinas de percussão e dança
- 19h: Ton Rodrigues Trio
- 20h: Afroribeirinhos
- 21h: Encerramento do Carimbó Suburbano.
- A Belle e a Feira, edição “Carimbó Suburbano”
- Onde: Livraria Belle Époque. Rua Soares 50, Méier.
- Quando: Sáb, das 12h às 21h.
- Gratuito.