A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio de Janeiro (ABES RJ) realiza, no dia 29 de outubro, a quarta edição do SANEARio. O evento, no Teatro Adolpho Block, na Glória, Zona Sul da cidade, terá como tema “Saneamento e Segurança Hídrica: Desafios e Inovações em um Cenário de Mudanças Climáticas”, e reunirá representantes de concessionárias, agência reguladora, Governo do Estado, ABES de diferentes estados, empresários, investidores, universidades, estudantes, Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI-RJ), comitês de bacias hidrográficas e operadores do mercado, entre outros.
- Em alta: Rio fatura três premiações no ‘Oscar do Turismo’ da América do Sul
- Déficit em 2026: Governador do Rio encaminha à Alerj projeto que prevê rombo de R$ 19 bilhões no orçamento do estado
Com o evento, a ABES pretende promover o diálogo entre operadores, órgãos públicos, setor regulador, academia e sociedade civil em torno das soluções para a crise hídrica e climática, com foco no papel das concessões e nas inovações necessárias para garantir água segura e serviços sustentáveis para todos. Também haverá uma feira de tecnologias, divulgação de trabalhos técnicos e um espaço B2B, que pretende aproximar as principais empresas do setor de saneamento ambiental do Estado do Rio, reunindo fornecedores e stakeholders. Inscrições podem ser feitas em
9h20 – Painel de abertura: Recepção institucional e composição da mesa de abertura. Tema: Saneamento e Segurança Hídrica: Desafios e inovações em um cenário de mudanças climáticas
Introdução técnica do evento: Case de inovação para segurança hídrica nas concessões do RJ
10h30 – Painel 1: Concessões e Segurança Hídrica – Discussão sobre experiências recentes nas concessões de saneamento do estado frente a eventos climáticos extremos (enchentes, estiagens, crise hídrica).* Participação de diretores das concessionárias.
14h – Painel 2: Gestão Metropolitana, Regulação e Clima – Discussão sobre a integração entre diferentes escalas de gestão (municípios, estado, regiões metropolitanas) e os desafios regulatórios em um cenário de escassez hídrica e eventos extremos. * Participação de especialistas e autoridades reguladoras.
16h40 – Painel 3: Financiamento, inovação e sustentabilidade – Painel sobre instrumentos financeiros, ESG, soluções inovadoras, sustentabilidade e caminhos para viabilizar investimentos resilientes.* Participação de profissionais e especialistas.