O gabarito oficial do Concurso Nacional Unificado (CNU) será divulgado nesta segunda-feira, às 10h, no site da Fundação Getulio Vargas, banca oficial do exame. Mas, afinal, como saber a minha pontuação? E qual é a nota de corte para ser classificado para a segunda fase?
- Prova de títulos do CNU 2025: Entenda como vai ser e se é importante já reunir documentos
O GLOBO preparou três calculadoras para ajudar o leitor a saber se não foi eliminado e, ainda, checar sua pontuação considerando as regras da Nota Final Ponderada. Confira abaixo:
Calculadora da pontuação dos blocos de 1 a 7
Calculadora da nota do Bloco 8
Calculadora da nota do Bloco 9
Vale lembrar que, nos blocos de Nível Superior (1 a 7), as questões têm peso diferente, a depender do eixo temático. E a regra muda conforme o cargo escolhido. Confira abaixo as ferramentas do GLOBO:
Serão classificados para a segunda fase do CNU um número de candidatos equivalente a nove vezes o número de vagas disponíveis em cada cargo.
Vale lembrar que o CNU deste ano criou uma nova regra, de paridade de gênero, que prevê que haja ao menos 50% de mulheres entre os classificados para a segunda etapa em cada cargo ou especialidade (leia mais abaixo).
O edital prevê que o candidato precisa acertar ao menos 40% das questões nas provas objetivas. Isso significa responder certo pelo menos 28 das 68 questões nos blocos 8 e 9 (Nível Intermediário) e pelo menos 36 das 90 questões nos blocos 1 a 7 (Nível Superior).
Lembrando que, nos blocos 1 a 7, o número de acertos não igual à pontuação, já que esta pode variar a cada cargo pretendido, de acordo com o peso das questões pelos eixos temáticos cobrados na prova.
Pode zerar alguma disciplina?
O edital do CNU não prevê eliminação caso o candidato não acerte nenhuma questão de alguma das disciplinas cobradas na primeira fase, de prova objetiva.
Mas, na segunda fase, a prova discursiva, que será aplicada em 7 de dezembro, não pode ser zerada.
O gabarito poderá ser acessado na área interna do site da FGV, onde os candidatos poderão saber qual prova fizeram e identificar o gabarito compatível.
Os candidatos devem entrar no link e clicar no botão “Página de acompanhamento”.
Em parceria com o Gran Concursos, o GLOBO realizou uma live com professores comentando as questões mais importantes em cada bloco temático:
A nota final das provas será calculada a partir da soma: Nota da prova objetiva (NPO) + Nota da prova discursiva (NPD) + Nota de avaliação de títulos (nos casos em que houver).
No caso dos cargos de nível superior, a nota final ponderada segue regras específicas para cada vaga, já que a pontuação considera pesos diferentes conforme o cargo pretendido. Neste caso, consulte a calculadora abaixo:
Para os cargos de nível médio (Blocos de 8 e 9), a nota final funcionará da seguinte forma:
Nestes blocos, a nota final ponderada (NFP) será a soma da pontuação nas provas objetivas e da nota da redação. Mas os títulos também contam. Entenda:
- Prova objetiva: 68 questões, valendo até 68 pontos.
- Redação: até 30 linhas, totalizando no máximo 30 pontos.
- Títulos: até 2 pontos.
- Total: 100 pontos.
Para os cargos de nível superior (Blocos de 1 a 7), a nota final funcionará da seguinte forma:
Nota da prova de Conhecimentos Gerais + Nota da prova de Conhecimentos Específicos, com questões com pesos diferentes a depender do cargo pretendido + Nota da prova discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver). Veja:
- Prova objetiva: 90 questões, divididas em 30 de Conhecimentos Gerais, valendo até 30 pontos, e 60 de Conhecimentos Específicos, que podem chegar a 120 pontos, considerando os eixos temáticos.
- Prova discursiva: 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando até 45 pontos.
- Prova de títulos: até 5 pontos.
- Total: 200 pontos.
Uma das principais novidades da segunda edição do CNU é a criação de um critério de paridade de gênero para garantir uma maior presença de mulheres no serviço público. A regra prevê que, entre os selecionados para fazer a segunda fase do exame, ao menos 50% precisarão ser mulheres.
O edital detalha que, em cada cargo ou especialidade, caso o número de candidatas classificadas na fase 2 seja menor que 50%, mulheres aprovadas na fase 1 serão incluídas até que esse percentual seja alcançado. A ideia é garantir que mais mulheres tenham oportunidade de avançar no concurso.
Dicas para o CNU 2025
É importante destacar que a iniciativa não prejudicará os candidatos homens. O edital deixa claro que nenhum participante previamente classificado para a segunda fase será desclassificado devido ao equilíbrio de gênero.
Como regra geral, serão selecionados para a segunda fase os candidatos em nove vezes o número de vagas disponíveis em cada cargo. Para cumprir o critério de paridade de gênero, então, haverá situações em que o número de selecionados para a segunda fase poderá ser ainda maior.
Além disso, a regra de equiparação será cumprida desde que haja candidatas mulheres em número suficiente e que tenham cumprido a nota mínima para não ser desclassificada do concurso — ou seja, no mínimo 40% de acertos.
Calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU)
- Prova objetiva: 5/10/2025
- Divulgação dos cadernos de provas: 06/10/2025
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 06/10/2025
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 12/11/2025
- Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
- Envio de títulos: 13 a 19/11/25
- Prova discursiva: 7/12/2025
- Divulgação preliminar das notas das provas discursivas: 06/01/2026
- Divulgação final dos resultados: 30/01/2026
- Período de início da convocação para posse e cursos de formação: Fevereiro/2026