BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Família no Nepal trava campanha por estudante refém do Hamas enquanto crise política paralisa esforços de libertação

BRCOM by BRCOM
outubro 7, 2025
in News
0
Família de Bipin Joshi, um estudante nepalês em Israel que foi sequestrado pelo Hamas há quase dois anos — Foto: Dave Sanders/The New York Times

A cada dia, eles se perguntam se ele está vivo ou morto. Se seus captores o alimentam. Se ele tem roupas. Se ele se preocupa que, depois de 727 dias, sua família tenha perdido as esperanças. A milhares de quilômetros de Gaza, no Nepal, parentes do estudante Bipin Joshi, sequestrado pelo Hamas em um assentamento no sul de Israel em 7 de outubro de 2023, mantêm viva uma campanha internacional por sua libertação, enfrentando a instabilidade política em seu país.

  • Crise em Gaza: Guerra em Gaza deixa mais de 5 mil amputados e 42 mil pessoas com ferimentos que mudaram suas vidas, diz OMS
  • Negociação: Hamas avalia proposta de paz de Trump para Gaza, enquanto Netanyahu tenta conter críticas da extrema direita israelense

A família travou uma campanha desesperada para trazê-lo de volta para uma remota vila no Himalaia, a milhares de quilômetros de Israel e Gaza. Mas depois que violentos protestos anticorrupção eclodiram no Nepal e derrubaram o governo em setembro, o esforço diplomático para libertar Joshi foi jogado na incerteza. Líderes recém-empossados ​​em Katmandu estão lutando para preencher ministérios vazios e reconstruir um Estado do zero.

O Ministério das Relações Exteriores do Nepal, responsável pela diplomacia em torno do caso, é agora apenas uma sombra do que era há apenas 30 dias. Dos 380 prédios do governo federal afetados pelos protestos, cerca de três quartos foram parcialmente danificados ou destruídos, de acordo com uma equipe de avaliação de danos no Nepal. Isso impactou amplamente nos esforços do governo sobre a situação.

— Todos os dias, penso nele, rezando a Deus para salvar sua vida — disse sua mãe, Padma Joshi, de 48 anos, em entrevista ao New York Times na quarta-feira. — Ele não tem lado nesta guerra. Ele é um estudante estrangeiro inocente. Nosso humilde pedido ao Hamas é que o deixe ir, meu filho.

  • Veja mapa: Plano de Trump cita retirada gradual do Exército de Israel de Gaza, mas não fixa prazo para liberação total

Em 2023, Joshi, então com 23 anos, deixou o Nepal para estudar e trabalhar em uma área rural de Israel, no kibutz Alumim, perto da fronteira com Gaza. Menos de três semanas depois de sua chegada, segundo autoridades israelenses, homens armados do Hamas invadiram um estábulo de laticínios onde sua família disse que ele estava abrigado, massacrando dezenas de pessoas no assentamento e o tomando como refém.

Além de um único vídeo mostrando uma pessoa que parecia ser Joshi em Gaza após o ataque, a família não obteve nenhuma informação sobre sua condição desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.

No mês passado, porém, o Hamas divulgou uma fotografia de 48 reféns ainda mantidos em Gaza, incluindo Joshi, pedindo ao mundo que se despedisse. E quando o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, leu os nomes de 20 reféns vivos em seu discurso às Nações Unidas na semana passada, o de Joshi não constava na lista.

  • Guga Chacra: Trump adota plano mais realista para Gaza

Mas seus entes queridos se recusam a deixar que Joshi seja esquecido. Desde 7 de outubro de 2023, a família Joshi tem feito viagens rotineiras de 24 horas até Katmandu, a capital nepalesa, para se reunir com autoridades do governo, pressionando-as a negociar com os países árabes, particularmente o Catar, a fim de se comunicar com a liderança do Hamas.

Em agosto, a mãe e a irmã de Joshi viajaram para Israel para se encontrar com o presidente Isaac Herzog e se juntar a outros parentes de reféns em manifestações públicas. Na semana passada, foram a Nova York como parte da delegação israelense na Assembleia Geral da ONU para levar o caso à atenção do mundo.

Família de Bipin Joshi, um estudante nepalês em Israel que foi sequestrado pelo Hamas há quase dois anos — Foto: Dave Sanders/The New York Times

  • Pressão sobre Israel: ‘Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza’, afirma secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Desde seu sequestro, seus parentes têm acompanhado cada reviravolta do conflito em Gaza. Tentativas anteriores de cessar-fogo encheram a família Joshi de expectativa, mas fracassaram.

— Temos fé de que ele voltará em breve — disse a irmã de Joshi, Pushpa Joshi, de 18 anos, que vem aprendendo inglês para defender a libertação do irmão. — Vamos realizar nossos sonhos, viajar, fazer muitos vlogs e cantar músicas. Vamos dançar no nosso quarto como costumávamos fazer.

Pushpa Joshi, irmã de Joshi, estava no 10º ano quando soube que ele havia sido sequestrado. Desde então, ela tem enviado mensagens para ele no WhatsApp, mas nenhuma delas chega.

“Olá, meu irmão”, ela envia uma mensagem para o vazio. “Onde você está? Sinto tanto a sua falta.”

Eles anseiam pelo retorno dos pequenos momentos. Apaixonado por futebol, ele é aventureiro e altruísta, disseram, com um talento especial para compor poemas. Em seus primeiros dias em Israel, ele escreveu um poema para sua mãe em seu diário, que estava entre seus pertences e que mais tarde foi enviado à família de Israel. Sua irmã providenciou uma tradução.

“Mãe, seu filhinho cresceu tanto, / Mas ainda corro para seus braços quando caio”, escreveu ele. “Mãe, hoje persigo horizontes amplos, / Mas suas canções de ninar ainda ecoam aqui dentro.”

Família no Nepal trava campanha por estudante refém do Hamas enquanto crise política paralisa esforços de libertação

Previous Post

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 20 milhões nesta terça-feira

Next Post

Filho de brasileiro bate com a cabeça no chão ao nascer em hospital de Portugal

Next Post
Fernanda e Frederico com os filhos no hospital — Foto: Frederico Werpel Fernandes/divulgação

Filho de brasileiro bate com a cabeça no chão ao nascer em hospital de Portugal

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.