BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

relatório reúne denúncias em 11 endereços da Zona Sul

BRCOM by BRCOM
outubro 7, 2025
in News
0
Rua Antônio Vieira, no Leme: com as raízes cimentadas, árvore rompeu e levantou a calçada, o que prejudica a mobilidade — Foto: Divulgação

A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Clima (Smac) vai fiscalizar 11 endereços da Zona Sul do Rio onde árvores que estão sobre as calçadas tiveram suas raízes cimentadas, o que configura crime ambiental. Os locais citados constam de um relatório feito pelo gabinete do vereador Pedro Duarte, presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara dos Vereadores do Rio, feito a partir de denúncias de moradores.

  • Onde se ouviu o primeiro samba do Brasil e até carro subiu escadaria: festa que celebra Santuário de Nossa Senhora da Penha completa 390 anos
  • Despejo irregular de esgoto: Condomínio da Barra é acusado de despejar esgoto no Canal de Marapendi

O relatório lista endereços em Botafogo, Flamengo, Leme e Laranjeiras. Na semana passada, uma equipe do gabinete vistoriou os locais mencionados nas denúncias e confirmou as informações. Somente na Rua Machado de Assis, no Flamengo, em frente aos números 30 e 65, foram encontradas três árvores cimentadas. Botafogo aparece com quatro endereços, nas ruas São Manoel, Álvaro Ramos, Rodrigo de Britto e Paula Barreto. A lista tem ainda a Rua das Laranjeiras, no bairro homônimo, e a Rua Antônio Vieira, no Leme.

Rua Antônio Vieira, no Leme: com as raízes cimentadas, árvore rompeu e levantou a calçada, o que prejudica a mobilidade — Foto: Divulgação

Regina Chiaradia, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab), cita outros casos no bairro, entre eles, o de duas árvores com raízes cimentadas na Rua Jornalista Orlando Dantas, próximo à Universidade Santa Úrsula, em Botafogo.

— Algumas pessoas nem sabem que cimentar as golas das árvores é crime e ficam até surpresas quando recebem notificações explicando a infração que cometeram — diz Regina.

  • Pan 2031: ‘Fiquei impressionado’, diz presidente da Panam Sports na reta final da visita ao Rio

Nas conclusões do seu relatório, a equipe do vereador Pedro Duarte diz que “a prática irregular é realizada por comércios e prédios à revelia do poder público”. O vereador afirma que vai pedir informações à Subprefeitura da Zona Sul e à Smac sobre como é feita a fiscalização deste tipo de irregularidade, além de requisitar dados sobre quantas vistorias e autuações foram feitas este ano.

Ele observa que é preciso também informar moradores e comerciantes sobre os riscos que correm ao interferir no crescimento normal das árvores.

— A Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara está elaborando um projeto de lei, em parceria com a Firjan, no qual haverá um anexo que funciona como um manual de calçadas. Isso é muito importante para evitar casos como esse das golas cimentadas de árvores. Muitas vezes o morador não sabe que é proibido fazer isso ou não sabe como proceder em relação ao passeio. Cimentar as golas pode representar um perigo para eles próprios, pois enfraquece as raízes e aumenta a possibilidade de a árvore cair e gerar um acidente grave — diz.

Árvores na Rua Jornalista Orlando Dantas, em Botafogo, com as raízes cimentadas com pedras portuguesas — Foto: Reprodução/Instagram
Árvores na Rua Jornalista Orlando Dantas, em Botafogo, com as raízes cimentadas com pedras portuguesas — Foto: Reprodução/Instagram

Conteúdo:

Toggle
  • Árvores trocadas por mesas
      • relatório reúne denúncias em 11 endereços da Zona Sul

Árvores trocadas por mesas

Horácio Magalhães, presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, diz que o bairro também se vê às voltas com o problema dos maus-tratos às árvores. Ele conta que chegou a fazer uma reunião com a Fundação de Parques e Jardins (FPJ) para discutir o tema e que, na ocasião, foi firmada uma parceria para a indicação dos locais onde há golas vazias, ou seja, onde é preciso haver replantio de mudas.

— O extermínio das árvores do bairro não para. Já denunciamos para a prefeitura na esperança de que alguma providência seja tomada, pois se esta prática continuar daqui a pouco não haverá mais árvores. As pessoas retiram canteiros para a colocação de mesas e cadeiras — queixa-se Magalhães.

  • Banho de autoestima: universitários promovem tardes de beleza para idosas com deficiência visual em Jacarepaguá

Isabel Franklin, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Flamengo, Parque do Flamengo e Adjacências (Amafla), tem a mesma reclamação:

— Infelizmente, isso acontece, principalmente com a possibilidade de os estabelecimentos usarem as calçadas. Lentamente as árvores vão sendo mortas e retiradas. Já falamos com a subprefeitura. Muitos estabelecimentos vão ocupando cada vez mais as calçadas, retirando as árvores. Colocam o cimento na tentativa de fazer com que a raiz não estufe. Ou talvez o objetivo de alguns seja matar (as árvores) mesmo, não sabemos.

Cláudio Santana, engenheiro florestal e diretor da Fundação Parques e Jardins (FPJ), explica que qualquer tipo de dano a uma árvore pode ser enquadrado como crime ambiental. E quem cimenta as raízes pode ser acusado também de outra ilegalidade.

— É crime danificar árvores, em especial as de arborização pública. E se uma pessoa fechar um canteiro de árvores com cimento, além de crime ambiental, isso pode configurar uma infração por obra irregular — diz.

Procurada, a Smac informou que vai programar vistorias aos endereços citados no relatório da Câmara para averiguar a veracidade das denúncias. Se confirmadas, o passo seguinte será tentar identificar os responsáveis e notificá-los para que façam a retirada do cimento ao redor das árvores.

  • Após denúncias de bloqueio da saída de esgoto em imóveis inadimplentes: Defesa do Consumidor faz operação no Centro do Rio

Imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais não podem interferir nas árvores em via pública. Caso se julgue que a vegetação está causando qualquer transtorno, deve-se entrar em contato com a Smac, que providenciará a solução do problema ou autorizará que o requerente o faça se avaliar que o pedido procede.

relatório reúne denúncias em 11 endereços da Zona Sul

Previous Post

Após término com Léo Pereira, Karoline Lima vira a página e surpreende seguidores com nova fase

Next Post

Bate-bocas na direita

Next Post
Bate-bocas na direita

Bate-bocas na direita

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.