BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Philip Morris coloca sustentabilidade no centro da estratégia de negócios

BRCOM by BRCOM
outubro 9, 2025
in News
0
No Brasil, a Philip Morris realiza o pagamento por serviços ambientais aos produtores integrados, para garantir a manutenção da mata nativa — Foto: Divulgação

A Philip Morris International (PMI) colocou o tema sustentabilidade no topo de suas estratégias e está mobilizando toda a sua cadeia produtiva para atender aos principais protocolos ambientais mundiais, cravando novas metas de adequação. O presidente da Philip Morris Brasil (PMB), Branko Servalic, explicou como está ocorrendo a transição em um brand talk realizado durante o evento “Preservação de florestas e bioeconomia: os caminhos para mitigar a crise climática”, promovido pelos jornais O GLOBO e Valor, em Brasília.

— Na PMI e suas afiliadas, não apenas falamos sobre sustentabilidade. Estamos fundamentalmente transformando nosso negócio para alcançá-la. Para a Philip Morris Brasil, sustentabilidade envolve mitigar os impactos tanto de suas operações quanto de seus produtos. Priorizamos a mensuração de nossas ações para orientar decisões, o que nos permite alcançar conquistas significativas, como a classificação Triple A no CDP, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade e o Top 5 na corrida para o net zero da Forbes — explicou Branko.

— Éramos uma companhia 100% fabricante de cigarros, e o seu impacto estava no topo desta lista. Em nossa nova visão, chegamos à conclusão de que queríamos um mundo onde a combustão se torne obsoleta — explicou Branko.

Para isso, a companhia trabalha com metas e objetivos mensuráveis. Uma delas é zerar as ações de desmatamento até 2033, o que já ocorre em sua cadeia de suprimento correspondente a celulose e tabaco. No Brasil, a fábrica também já alcançou o marco zero nas emissões de carbono.

O executivo reforçou que todas as atuais conquistas só foram possíveis graças a parceiros significativos que se juntaram à nova visão da empresa e agregaram impactos positivos aos resultados. Entre as instituições parceiras está a Embrapa, que elaborou um projeto de segurança alimentar reconhecido pela Food and Agriculture Organization (FAO), e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

— Estamos envolvidos no programa Protetor das Águas para proteger e melhorar os recursos hídricos na sub-bacia do Arroio Andréas, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. A iniciativa melhorou significativamente a qualidade e a disponibilidade da água para a comunidade local, beneficiando tanto o ambiente quanto os produtores integrados — declarou o executivo.

Ao longo dos 15 anos do programa, a produção de água na área monitorada aumentou de 48 L/s para 95 L/s, mesmo durante períodos de seca severa no Sul. E, durante as enchentes de maio de 2024, o projeto ajudou a mitigar os impactos das chuvas, evitando erosão e sedimentação nos canais.

“Incentivamos colaboradores e produtores para garantir que nossa compensação em sustentabilidade seja em torno de 30% das nossas receitas” — Branko Servalic, presidente da Philip Morris Brasil

Em relação aos pagamentos por serviços ambientais, a PMB incentiva os produtores integrados a cuidarem dos recursos naturais. É uma abordagem, segundo o presidente Branko Servalic, que mostra aos produtores que preservar a natureza não é uma despesa, mas uma fonte de rendimento.

Nesse ponto do brand talk, Branko se referiu ao Perfect Forest, um projeto que tem como objetivo a busca de soluções baseadas na natureza (NbS) para a preservação dos recursos florestais. — A ideia é planejar uma floresta que imita de perto os ecossistemas naturais e, ao mesmo tempo, proporciona benefícios comerciais e ambientais — detalhou o executivo.

Segundo ele, o objetivo geral desse modelo é criar armazenamento de carbono em longo prazo, onde o CO2 é absorvido pelo crescimento de árvores, solo, raízes e outros elementos naturais. — O projeto-piloto está em desenvolvimento no Brasil em um ecossistema dominado por araucárias, um bioma conhecido por sua rica biodiversidade e espécies únicas — declarou.

Branko explicou que a floresta com essa espécie nativa se estendia por aproximadamente 200 mil km², principalmente nos estados do Paraná (40%), Santa Catarina (30%) e Rio Grande do Sul (25%). — Porém, estudos mostram que menos de 4,3% dessa floresta permanece ativa, por isso tomamos medidas — justificou.

Conteúdo:

Toggle
  • Empresa investe para alcançar um futuro verde
      • Philip Morris coloca sustentabilidade no centro da estratégia de negócios

Empresa investe para alcançar um futuro verde

Projeto combina manejo sustentável e créditos de carbono para fortalecer economia neutra

No Brasil, a Philip Morris realiza o pagamento por serviços ambientais aos produtores integrados, para garantir a manutenção da mata nativa — Foto: Divulgação

A iniciativa destacada por Branko Servalic cobre seis mil hectares, com foco na conservação e no manejo florestal sustentável, e visa gerar valor econômico em três frentes: produção de madeira certificada, geração de créditos de carbono e reabilitação do solo.

— Acreditamos que o Perfect Forest é financeiramente sustentável e ajudará a reduzir a exposição à volatilidade dos preços do mercado de carbono no longo prazo. Ele é mais que um projeto, é uma jornada de várias décadas concebida para proporcionar benefícios sociais, econômicos e ambientais — acrescentou o presidente.

Branko acredita que na PMB essas ações em coparticipação caminham para manter a companhia na direção certa quando se fala em futuro sustentável. — Queremos assegurar que a transição para uma economia neutra em carbono é benéfica para todos, não um custo. Se quisermos fazer negócios sustentáveis neste planeta, ele também precisa ser para que continuemos nossos trabalhos. Isso é importante não apenas para os acionistas, mas para o progresso mundial — finalizou.

No Brasil, a Philip Morris realiza o pagamento por serviços ambientais aos produtores integrados, para garantir a manutenção da mata nativa.

Philip Morris coloca sustentabilidade no centro da estratégia de negócios

Previous Post

Pará amplia estratégias para redução de emissões e fortalecimento da bioeconomia

Next Post

Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país

Next Post
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país

Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.