Provar delícias de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo em um só espaço? No SP Gastronomia, que começa nesta sexta-feira (10), isso será possível. O festival ocorre neste e no próximo fim de semana, nos dias 10 a 12 e 17 a 19 de outubro, e vai transformar a Ilha Musical do Parque Villa-Lobos num espaço cheio de comida gostosa e boa música — o Titãs abre a festa e sobe ao palco às 20h desta sexta. Os ingressos ainda estão disponíveis no site da Ticketmaster (
No “line-up” gastronômico, estão estrelas como Mocotó, Casa do Porco, Aizomê, Jiquitaia, Quincho, Osso, Tasca da Esquina, Capim Santo, Grand Hyatt, Frida & Mina e muito mais. Mas para quem quer provar novos sabores não precisa se limitar aos restaurantes: produtores de delícias artesanais, de geleias e mel até queijos premiados e massas também marcarão presença no evento.
— Vamos levar doce de leite, queijo Tulha que é o nosso principal queijo, premiado internacionalmente, o queijo Mantiqueira, o queijo Figueira, que é uma das estrelas aqui do nosso portfólio e todas as receitas mais autorais. O Figueira, por exemplo, é um queijo curado por um tempo que varia de 120 a 180 dias, tem corante natural urucum, tem uma leve doçura no paladar, além de ser visualmente lindo, tem uma massa aberta, é um queijo de muito aroma — conta Meiri Cardoso, gerente de produção da Fazenda Atalaia, que vai estar na feira de produtores do SP Gastronomia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/D/A/KlwS3qSwaRDLqAMyL4PA/dsc04511.jpg)
Em Parelheiros, no extremo-sul de São Paulo, o meliponário e apiário Mondury é aberto a visitação para quem quer conhecer o vasto mundo da criação das abelhas sem ferrão e a produção de mel artesanal. Mas quem estiver no SP Gastronomia também vai ter o gostinho de provar variedades de mel. Era 2013 quando Pâmela Lucena conheceu Amir de Mello Júnior, e os dois começaram a namorar. Júnior, conta Pâmela, criava abelhas em sua chácara em Itu, e não demorou para o amor que ela sentiu por ele se estender também para as abelhas.
— Eu vivo brincando que me apaixonei pelas abelhas. A gente começou a namorar, fui me apaixonando cada vez mais pelas abelhas e, com três anos de namoro, eu engravidei da Isa, nossa filha. Recém-formada em administração, eu morava em Parelheiros e comecei a criar abelhas nativas da Mata Atlântica no terreno da minha mãe. Começamos vendendo mel para pagar as contas, depois fui fazendo cursos de sabonete, gel, pomada, velas, e desenvolvi outros produtos, tudo com mel — conta ao GLOBO.
O casal vai estar no SP Gastronomia levando todo seu catálogo de produtos feitos a base de mel, cera de abelha e própolis. E, ao mesmo tempo que o público poderá testar e comprar os meles, geleias, sabonetes, velas, esfoliantes, cremes e muito mais, também vai poder saber um pouco mais do universo das abelhas nativas da Mata Atlântica e sua importância para o ecossistema.
— A gente sempre leva uma caixinha de abelhas sem ferrão para as pessoas conhecerem como elas são. Hoje, no nosso meliponário, temos 14 espécies de abelhas nativas — explica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/d/h/xPLdswQmW690gyviDDiw/imagem-do-whatsapp-de-2025-10-09-a-s-12.19.21-dfd67739.jpg)
Não vão faltar produtos artesanais de qualidade para degustar e levar para casa. A Tre Sorelle Pasta levará suas massas artesanais, a Capril do Bosque marcará presença com queijos, iogurtes e outros produtos derivados do leite de cabra. A Palmitolândia levará palmitos produzidos em Iporanga, no coração da Mata Atlântica, para o gramado do Parque Villa-Lobos. Quem gosta de cachaça poderá se deliciar com as bebidas da Cachaça Três Pedras e, claro, para finalizar as receitas com toque de chef não pode faltar um bom azeite — o Azeite Rossini, produzido na Serra da Mantiqueira, também estará disponível no evento.
Quem ama gastronomia poderá aprender sobre esse universo com quem mais entende do tema. Neste sábado, o público poderá curtir a experiência Infiltrado na Cozinha com Paola Carosella, e o chef Alvaro Dertinate Nogueira apresentará o painel Brasilidade no copo: da plantação ao paladar, um oferecimento da cervejaria Petra. No domingo, Dia das Crianças, tem uma programação especial para os baixinhos: uma oficina de pintura de chocolate para crianças, com a chef Shirley Oliveira, que ministra cursos nos Centros de Educação Unificado (CEUs) de São Paulo.
No próximo fim de semana, é a vez dos chefs Fred Caffarena, do Make Hummus Not War, e Erik Nako, do Baduk Café Bar, compartilharem um pouco de seu talento com o público. Haverá aulas sobre frutas nativas da Mata Atlântica, como fazer bolinho de arroz no dendê, brioche, mousse de cupuaçu e muito mais.
E além de muita comida boa, produtos artesanais diretos dos produtores e a oportunidade de aprender com chefs de primeira, o SP Gastronomia também garante diversão com grandes shows em todos os dias de festival. A festa começa com show dos Titãs, que sobe ao palco às 20h desta sexta. No sábado, é dia de curtir Paula Lima e Laura Simões, e no domingo é a vez de Buchecha e Beatles para Crianças fazerem a alegria do público. No próximo fim de semana, Jorge Aragão, Falamansa, Gabriel Salles e Israel e Rodolffo são algumas das atrações para fazer todo mundo dançar.
O Ministério da Cultura e a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam o SP Gastronomia. O evento conta com o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo como anfitriões; Patrocínio Master da Vivo, 99Food, Banco do Brasil e Elo; Patrocínio de Cerveja Petra e Maturatta; Apoio de Sabesp, Britânia, Garrafaria, Cielo, SulAmérica e Rede D’Or; Apoio institucional Metrô SP, Detran-SP, Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Visite SP, Abear; Participação de Granado, Águas Prata, Frescatto, Kalassi e Ceratti; Produção RKF e Lanikai; Assessoria de Imprensa InPress, Parceria de Mídia Eletromídia e Parceria de Sustentabilidade Planton. O SP Gastronomia conta, ainda, com Grand Hyatt São Paulo como Hotel Oficial e o Parque Villa-Lobos como Local Oficial. A realização é do GLOBO, CBN e Valor Econômico, através do Ministério da Cultura, Governo Federal.