A entrada no SP Gastronomia — que retoma suas atividades nesta sexta, na Ilha Musical do Parque Villa-Lobos — é marcada pela presença de uma saborosa feira de produtores locais que oferecem itens que vão das receitas de palmito aos queijos premiados. São cerca de 30 expositores, que recebem os visitantes com receitas próprias prontas para consumo. O festival continua por mais três dias de atividades (sexta, sábado e domingo) e segue com ingressos à venda na Ticketmaster:
Chama atenção entre os produtores, por exemplo, o espaço da Palmitolândia, em que Anna Gabriella Rodrigues oferece diversos tipos do alimento, em versões doces e salgadas. Há brigadeiros (sim, de palmito), conservas e até uma opção com goiabada, o “romeu e julieta” vegano. Ali, o palmito é herança de família, uma tradição iniciada pelo pai de Anna. A fazenda que produz a matéria-prima fica em Iporanga, a 300 quilômetros de São Paulo.
— Até mesmo meu brinco é feito de semente de palmito! Temos inclusive sucos feitos com palmitos, e neles não é possível identificar o gosto de origem— garante. — São opções para que se enxergue esse sabor muito além da salada.
Também é um negócio de família os doces caseiros Paulinho, que acumulava uma série de interessados no SP Gastronomia. Ali, as opções de doce de leite com amendoim, chocolate ou tradicional são fruto de uma receita de família lançada há três décadas. A produção fica em Santo Antônio da Alegria, a 350 quilômetros da capital.
— Meu sogro começou com o negócio em casa e, foram aumentando os clientes, hoje já temos 15 funcionários. A venda acontece na região de Ribeirão Preto, mas também temos a opção de compra online— disse Leandro Garavini.
Mais adiante, o produtor Reginaldo Oliveira mostrava uma receita de antepasto de shimeji. A ideia é apostar nos cogumelos surgiu após uma viagem de Reginaldo, há oito anos, para a cidade de Cunha, ao lado da esposa. Em 2019, os dois investiram em cultivar os cogumelos na Ilha do Bororé, no extremo Sul Paulista e, o produtor, largou o emprego na área de telecomunicações para formar-se em gastronomia. Deu certo.
— As pessoas gostam de provar o antepasto com torradinhas ou mesmo com massa, com macarrão e queijo parmesão — diz ele, que oferece as pastas em versões combinadas com bacon e cambuci.
Entre os queijos, chamava atenção uma opção de laranja vibrante, da fazenda Atalaia, localizado na cidade de Amparo, que conta com urucum na produção. O sabor é levemente adocicado e bem marcante.
Por ser dia das crianças, o evento recebeu no domingo uma série de meninos e meninas que faziam a festa no gramado do Villa-Lobos. Para eles, foi bem aceito o show do grupo Beatles para Crianças. Palhaços e malabaristas compunham o cenário do domingo de bastante calor em São Paulo.
Quem aproveitou o clima do evento foi a família formada por Alexandre Socrepa, a mulher Mariana e os filhos Alice, de 9 anos, e João Vicente, de 2. Os pequenos se esbaldaram numa macarronada — servida em food trucks presentes no festival — enquanto os pais avaliavam qual seria a pedida para eles.
— Somos de Atibaia, viemos para a capital para o SP Gastronomia, queríamos algo para fazer com as crianças e achamos o evento. Aproveitamos para ver o show — diz a mãe. — Sempre que possível optamos por fazer opções ao ar livre com nossos filhos, era o que a gente esperava, estamos curtindo. Vamos ficar por toda a tarde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/R/d/HkA1VlS9mUUbkjZAy11g/112675660-data-12-10-2025-local-sao-paulosp-editoria-brasil-reporter-luciana-marinelli-setor-pauta-s.jpg)
O evento volta na semana que vem. Na sexta, haverá show de Jorge Aragão, no sábado será a vez de Liv Moraes e Falamansa. Fecham a temporada 2025 do SP Gastronomia o cantor Gabriel Salles e a dupla sertaneja Israel e Rodolffo, no domingo. Além deles, é claro, voltam à cena os cerca de 20 restaurantes que compõem o cardápio de peso do evento.
O Ministério da Cultura e a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam o SP Gastronomia. O evento conta com o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo como anfitriões; Patrocínio Master da Vivo, 99Food, Banco do Brasil e Elo; Patrocínio de Cerveja Petra e Maturatta; Apoio de Sabesp, Britânia, Garrafaria, Cielo, SulAmérica e Rede D’Or; Apoio institucional Metrô SP, Detran-SP, Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Visite SP, Abear; Participação de Granado, Águas Prata, Frescatto, Kalassi e Ceratti; Produção RKF e Lanikai; Assessoria de Imprensa InPress, Parceria de Mídia Eletromídia e Parceria de Sustentabilidade Planton. O SP Gastronomia conta, ainda, com Grand Hyatt São Paulo como Hotel Oficial e o Parque Villa-Lobos como Local Oficial. A realização é do GLOBO, CBN e Valor Econômico, através do Ministério da Cultura, Governo Federal.