A icônica italiana Antinori lança no Chile um vinho tinto premium, o Pitío 2022. Ele é elaborado pela chilena Haras de Pirque, do grupo da marca europeia, e foi idealizado pela 27ª geração da família Antinori. Produzido com uvas de vinhedos orgânicos selecionados do Alto Maipo, ele é um blend com 95% de Cabernet Sauvignon e 5% de Cabernet Franc. Foram produzidas apenas 3.029 garrafas. O rótulo homenageia a ave pitío, um pequeno pica-pau chileno, que é símbolo de perseverança e biodiversidade.
— O Pitío é o vinho ícone da Haras de Pique, uma vinícola linda na Chile. Ele mostra um pouco da busca da Antinori por novos terroirs fora da Itália. A safra 22 é ainda muito jovem, intensa, mas mostra muito potencial — conta o sommelier Pedro Pereira, da Berkmann, no lançamento do vinho no Rio.
Pedro Pereira explica que o rótulo tem um potencial de guarda de 20 anos pelo menos:
— O vinho que vai envelhecer tem que nascer bom. E o Pitío já mostra esse potencial. Eu diria que ele tem pelo menos 20 anos de guarda.
O Pitío apresenta aromas complexos de frutas escuras maduras, chocolate amargo, tabaco e notas de chão de floresta, com toques sutis de menta, louro e pimenta. Em boca, é elegante, equilibrado e de final prolongado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Y/p/YCTJSWQpaBfbJPCtOT6w/uvas-pirque.jpg)
Os vinhedos que dão origem ao Pitíio ficam sem solos graníticos, com numerosas pedras angulares, que permitem que as raízes penetrem profundamente e explorem a mineralidade do terreno.
As uvas foram fermentadas separadamente em diferentes lotes em tanques de aço inoxidável. O vinho amadurece por 18 meses em barricas novas de carvalho francês.
É importado para o Brasil pela Berkmann e encontrado em lojas e no e-commerce da importadora. O preço sugerido é R$ 1.899,90.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/4/L/t1x99BS2uyQnyPGAhvCA/haras-de-pirque.jpg)
A Haras de Pirque foi fundada em 1992 e está localizada no extremo leste do Vale do Maipo. Essa região chilena é conhecida pela grande qualidade de seus vinhos tintos. Ela fica aos pés da Cordilheira dos Andes. A vinícola combina tradição, sustentabilidade e um terroir ímpar: solo coluvial de origem vulcânica e clima mediterrâneo semiárido com grande amplitude térmica. Essas características favorecem a maturação lenta e equilibrada das uvas.
Possui cerca de 300 hectares e pratica cultivo orgânico e sustentável. Ela expressa o espírito inovador daAntinori, com mais de 600 anos de história vitivinícola na Itália. Desde 2001, a família está presente no Chile.