Um incêndio atinge nesta quarta-feira um galpão na Via Binário do Porto, sentido Túnel Marcello Alencar, no Santo Cristo. O local é usado por algumas escolas de samba da série Ouro, o grupo de acesso do carnaval do Rio. O espaço ocupado pela inocente de Belford Roxo foi afetado pelas chamas, mas há a suspeita que o fogo tenha chegado aos galpões usados por outras agremiações. Também trabalham no local Em Cima da Hora, Vigário Geral e Jacarezinho.
- Carnaval do Rio já foi afetado por incêndio pelo menos quatro vezes desde 1992
- Paes promete Fábrica do Samba para o carnaval de 2027
O Corpo de Bombeiros atua no local e ainda não há informações sobre feridos. Mais de 40 militares de seis unidades atuam na ocorrência, com o emprego de 13 viaturas. No galpão, trabalhadores das escolas correm para salvar parte do material que já estava sendo produzido para o carnaval de 2026.
Incêndio atinge barracão da Série Ouro, na Zona Portuária
O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou nesta terça-feira que as escolas de samba da Série Ouro já estarão instaladas na Fábrica do Samba até o carnaval de 2027. Serão 14 barracões para as agremiações e uma área de lazer com possibilidade de receber eventos. O terreno fica ao lado da histórica estação da Leopoldina — que teve a obra retomada há cerca de mês, com um número reduzido de funcionários trabalhando em processos de demolições e reparos.
A criação de uma “Cidade do Samba” para as escolas do segundo grupo que desfila na Sapucaí é uma demanda histórica dos sambistas. A prefeitura detalha que o projeto é acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, que precisam aprovar o sistema de combate a incêndio do local. Os barracões devem ser entregues gradualmente às escolas.

