O Flamengo divulgou, nesta sexta-feira, a lista dos jogadores disponíveis para o confronto contra o Fortaleza, neste sábado, pelo Brasileirão. Com a ausência de Pedro, que sofreu uma fratura no braço durante o confronto contra o Racing, pela ida da Copa Libertadores, o técnico Filipe Luís decidiu relacionar os atacantes Juninho e Wallace Yan.
Apesar dos retornos, o time tem mais problemas para o confronto contra o Fortaleza, na Arena Castelão. Carrascal e Pulgar estão fora por suspensão, enquanto Léo Ortiz e Alex Sandro foram preservados pela comissão técnica — o lateral vai realizar um controle de carga e o zagueiro seguirá em tratamento do trauma sofrido no tornozelo. De la Cruz também está fora.
Juninho foi relacionado para o jogo contra o Botafogo, há nove dias, mas ficou de fora da lista dos dois últimos jogos — Palmeiras e Racing. No entanto, o atacante não entra em campo pelo time rubro-negro desde o empate contra o Ceará, no dia 3 de agosto. Ele atuou por 15 minutos.
Wallace Yan, por sua vez, não era relacionado por Filipe Luís desde a derrota para o Bahia, no dia 5 de outubro. O jovem de 20 anos foi expulso no confronto e cumpriu suspensão automática diante do Botafogo, mas ficou de fora por opção técnica dos jogos contra Palmeiras e Racing. Agora, com a ausência de Pedro, ele volta a estar disponível.
Em um ano que já vinha sendo marcado para Pedro pelo retorno após uma lesão no joelho e polêmicas extracampo, o Filipe Luís não conseguiu fazer Plata e Bruno Henrique ganharem sequência nem reforços como Juninho se encaixarem na equipe. Inclusive, o camisa 27 disse que Filipe não pretende mais usá-lo no centro do ataque.
— Não é minha posição, todo mundo sabe. Deixei claro para o Filipe que quero ajudar o grupo, mas em outra posição que não seja a de 9 — declarou Bruno Henrique na zona mista. — Conversei, e ele entendeu bem. É saber lidar com a situação.
O atacante tem nove gols na temporada, enquanto Plata marcou cinco. Ambos participam muito dos jogos, mas atuam na posição de falso 9, mais propensos a papéis táticos do que a serem artilheiros.
Quem faz isso em 2025 é Arrascaeta, que vem pisando mais na área e vive a melhor temporada da carreira, com 20 gols. Com a subida de produção de Carrascal, meia polivalente e autor do gol da vitória de quarta, também é possível pensar em uma associação entre os dois gringos. Contudo, o colombiano também está fora do jogo contra o Fortaleza.

