BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Quem sobe e quem desce na seleção após última data Fifa do ano; veja quem pode estar garantido na Copa

BRCOM by BRCOM
novembro 19, 2025
in News
0
Casemiro e Bruno Guimarães: alicerce da equipe de Ancelotti — Foto: Anthony Wallace / AFP

O empate com a Tunísia fez a seleção encerrar 2025 com um resultado frustrante. Mas o saldo da data Fifa de novembro é positivo. O técnico Carlo Ancelotti conseguiu se aproximar ainda mais da equipe que usará na Copa do Mundo. Restando apenas mais dois amistosos antes da convocação para o torneio (França e Croácia, em março), já não há mais dúvidas em relação à maioria das vagas.

  • Leia também: Aproveitamento da seleção brasileira com Ancelotti é idêntico ao com Dorival Júnior
  • Copa do Mundo 2026: veja as seleções classificadas até o momento

Não é exagero dizer que ninguém aproveitou tanto os amistosos de novembro quanto Estêvão. Embora o atacante já estivesse com os dois pés na Copa, havia dúvidas se ele seria capaz de se manter no time titular com todos os principais atacantes disponíveis. Este cenário ainda não se apresentou, mas já não há mais esta questão. Com um gol em cada jogo e atuações seguras, ele se consolidou como uma certeza desta seleção e jogou a ameaça do banco para outros companheiros.

– É um ano muito especial, de altos e baixos, mas lidei com tudo. Poder estar aqui na seleção significa que o trabalho está sendo bem feito no clube, está sendo bem feito em casa. Então eu fico muito feliz por estar representando a seleção – comentou o atacante do Chelsea, que se isolou como artilheiro da era Ancelotti com cinco marcados.

Assim como Estêvão, Vini Jr, Rodrygo, Matheus Cunha e João Pedro já têm lugar no grupo da Copa. A dupla do Real Madrid e o atacante do Manchester United se saíram muito bem contra Senegal, ajudando o Brasil a fazer um primeiro tempo avassalador. Mas oscilaram contra os tunisianos, o que expôs a dificuldade da equipe de manter uma alta intensidade por duas partidas seguidas.

Fora por contusão, Raphinha também é nome certo no Mundial. Mesma situação de Gabriel Martinelli. A diferença é que, enquanto o primeiro é visto como titular, o segundo é uma alternativa pela esquerda.

Luiz Henrique tem sido presença constante nas convocações e é apreciado por Ancelotti por sua capacidade de decidir partidas. Mas recebeu poucas oportunidades nos amistosos de outubro e novembro. O atacante do Zenit vai precisar aproveitar os primeiros meses de 2026 para carimbar seu passaporte.

Por outro lado, a não utilização de Richarlison nos últimos amistosos sinaliza com um fechamento de portas para ele. O atacante não conseguiu aproveitar as chances dadas por Ancelotti, que insistiu nele por necessitar de um camisa 9.

Se nada mudar, a disputa que fica para março é pela última vaga de ataque. O palmeirense Vitor Roque, que tentou aproveitar sua chance e sofreu um pênalti contra a Tunísia; Pedro, do Flamengo; e Igor Jesus, do Nottingham Forest, são os candidatos.

A situação é semelhante no meio. A atuação contra Senegal reafirmou Casemiro e Bruno Guimarães como alicerce da equipe de Ancelotti. Paquetá teve atuação discreta nesta data fifa. Mas também conta com a confiança do técnico e é uma espécie de 12º jogador do time.

Casemiro e Bruno Guimarães: alicerce da equipe de Ancelotti — Foto: Anthony Wallace / AFP

Na busca por duas vagas, Ancelotti viu em Fabinho uma espécie de “espelho” de Casemiro. Mas o volante do Al-Ittihad atuou por apenas 30 minutos contra a Tunísia. Deve voltar a ser testado em março. Já Andrey Santos sequer foi usado nos últimos dois amistosos. Mas já teve oportunidades anteriores e está na frente pela vaga restante.

Setor crítico na derrota para o Japão, a zaga desta vez passou ilesa. Nomes certos no Mundial, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Éder Militão exibiram o nível que se espera deles. Já Fabrício Bruno entrou bem contra a Tunísia, mostrando que superou os erros na derrota de outubro.

Só não se pode dizer que o zagueiro está na frente na disputa pela quinta vaga da zaga (a quarta, até aqui, é de Alex Sandro Ribeiro, do Lille, não convocado por lesão) porque Danilo entrou muito bem na lateral direita contra a Tunísia, trazendo a segurança defensiva que Wesley não conseguiu dar. O jogador do Flamengo leva vantagem pela polivalência, servindo como um coringa para Ancelotti.

Conteúdo:

Toggle
  • Laterais: disputa vai até março
  • Quem será o 3º goleiro?
      • Quem sobe e quem desce na seleção após última data Fifa do ano; veja quem pode estar garantido na Copa

Laterais: disputa vai até março

Já Wesley deixa a data Fifa com um ponto de interrogação sobre si. Mal contra a Tunísia, desperdiçou a oportunidade de confirmar sua vaga na Copa. De todos os setores, a lateral direita é o que chega ao fim do ano com a disputa mais em aberto. Paulinho, do Vasco, sequer ganhou uma chance. E, em março, há a expectativa pela volta de Vanderson, do Mônaco, fora por lesão.

Alex Sandro correspondeu à expectativa de Ancelotti na lateral esquerda — Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Alex Sandro correspondeu à expectativa de Ancelotti na lateral esquerda — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Na esquerda, Alex Sandro aproveitou a chance contra Senegal e correspondeu as expectativas de Ancelotti, que o considera o melhor brasileiro da função. Com isso, a posição deve ter ele e Douglas Santos como representantes na lista final. Já Caio Henrique, discreto contra a Tunísia, fica como opção para o caso de algum deles se lesionar.

Quem será o 3º goleiro?

Por fim, Ederson teve atuação tranquila na sua aguardada estreia no gol com Ancelotti e mostrou que deve ser o reserva de Alisson. Enquanto isso, Bento teve alguns momentos de insegurança contra a Tunísia. E a disputa pela terceira vaga de goleiro vai se estender até os últimos amistosos.

– Muitos jogadores estão certos na lista. Faltam alguns, mas a lista está bastante completa. Faltam dois amistosos, mas seis meses de jogos onde tudo pode acontecer. O calendário é muito exigente e o risco de lesão é muito alto. Então, acho que a equipe, o ambiente, estão no caminho correto para chegar no mais alto nível na Copa do Mundo – resumiu Carletto, sem entrar em detalhes sobre seus escolhidos.

– Tenho muita confiança nesta equipe e nesses jogadores, acima de tudo neste ambiente que é bom. Os jogadores são sérios, são profissionais, são patriotas, têm muito carinho pela camiseta e isso é muito importante.

Quem sobe e quem desce na seleção após última data Fifa do ano; veja quem pode estar garantido na Copa

Previous Post

Governo e Centrão selam divórcio

Next Post

influenciadoras brasileiras que transformaram audiência em marcas milionárias de beleza

Next Post
Bianca Andrade — Foto: Reprodução Instagram

influenciadoras brasileiras que transformaram audiência em marcas milionárias de beleza

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.