BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

saiba o tempo médio da fila do SUS para as cirurgias que famosos foram submetidos

BRCOM by BRCOM
março 19, 2025
in News
0
Entre a fila do SUS e a vida

Problemas de saúde levaram o atacante Neymar Jr., do Santos, a cantora Jojo Todynho e a também cantora Preta Gil a serem submetidos a cirurgias recentes em hospitais particulares. Os procedimentos aos quais eles passaram também estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), mas podem levar até um ano após o paciente solicitá-la — sem contar o prazo de consultas e exames que os antecedem.

  • Entre a fila do SUS e a vida: prazo para cirurgia mantém patamar recorde pós-pandemia, e espera pode durar até 634 dias em média
  • Entre a fila do SUS e a vida: espera para consultas bate recorde e dura em média 57 dias; veja quanto tempo leva em cada estado

Como revelou o GLOBO, o tempo médio para consultas e cirurgias no SUS se manteve em um patamar recorde desde o fim da pandemia de Covid-19. Pacientes precisaram aguardar, em média, 52 dias para realizar um procedimento em 2024.

Ferramenta exclusiva desenvolvida pelo jornal permite buscar o tempo médio para consultas e cirurgias em cada estado do país, de acordo com a especialidade. Além disso, mapa interativo mostra a distribuição de médicos especialistas no SUS em cada cidade do país.

Das cirurgias feitas pelas três celebridades, a que tem maior tempo de espera é a bariátrica, pela qual passou Jojo Todynho. Ao todo, O GLOBO considerou quatro tipos de procedimentos disponíveis no SUS, que levam em média cem dias para serem realizados. Em alguns casos, o tempo de espera é maior, como a gastroplastia vertical com bandagem, que em 2024 foi realizado, em média, após 384 dias do pedido ter sido feito pelo paciente — ou seja, pouco mais de um ano.

  • Cidades sem médicos: pacientes enfrentam jornada por atendimento no SUS

No caso de Neymar, o jogador sofreu uma lesão durante uma partida da Seleção Brasileira, em outubro de 2023. Para voltar aos campos, o atleta precisou passar por uma cirurgia de reconstrução de ligamento do joelho poucos dias depois em um hospital de Belo Horizonte.

Já para pacientes do SUS, a mesma cirurgia ortopédica demorou, em média, 161 dias no ano passado – ou seja, mais de cinco meses.

Entre a fila do SUS e a vida

O caso da cantora Preta Gil foi ainda mais complicado. A cantora precisou ser submetida a uma cirurgia de 21 horas para a retirada de cinco tumores em locais diferentes do corpo. No SUS, procedimentos como o de Preta são categorizados como “procedimentos sequenciais em oncologia” e levam, em média, 26 dias para serem executados.

A cantora retirou em dezembro dois tumores nos linfonodos (estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo), um nódulo no ureter (tubos que transportam urina dos rins para a bexiga) e tumores que se espalharam no peritônio (uma membrana que reveste a cavidade abdominal e os órgãos abdominais).

Após o procedimento, a cantora precisou colocar uma bolsa de colostomia permanente, procedimento também disponível no SUS. Para os pacientes do governo federal, o tempo de espera para o procedimento chega a um mês. Foram mais de 370 cirurgias no último ano para a colocação da bolsa coletora.

O Minstério da Saúde afirma que a redução no tempo de espera de consultas, exames e cirurgias no SUS é a prioridade do novo ministro, Alexandre Padilha. A pasta tenta avançar com o Programa Mais Acesso a Especialistas, lançado em abril do ano passado com o intuito de tornar mais rápido o acesso da população ao atendimento em cinco áreas com mais demanda (oncologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia e otorrinolaringologia).

Em nota, a pasta afirmou que tem adotado iniciativas que já ajudaram a reduzir as filas e, no ano passado, “registrou recorde histórico” de cirurgias eletivas. “Foram mais de 14 milhões de procedimentos realizados, um crescimento de 37% em relação a 2022”, diz a nota.

saiba o tempo médio da fila do SUS para as cirurgias que famosos foram submetidos

Previous Post

A dúvida em torno do julgamento da denúncia contra Bolsonaro

Next Post

Falta de saneamento provocou mais de 340 mil internações em 2024

Next Post
Falta de saneamento provocou mais de 340 mil internações em 2024

Falta de saneamento provocou mais de 340 mil internações em 2024

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.