BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Vereadores bolsonaristas propõem leis antitrans

BRCOM by BRCOM
março 24, 2025
in News
0
— Foto: Criação O GLOBO

Com a oposição no nível federal voltada aos debates econômicos e sobre a lei da anistia, a pauta de costumes ficou com vereadores bolsonaristas, principalmente os de primeiro mandato. Um levantamento do GLOBO mostra que, de 17 projetos contra direitos dos transgêneros apresentados nas Câmaras neste ano, 13 são de apoiadores estreantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apadrinhado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), Lucas Pavanato (PL) foi o que propôs mais projetos: cinco, na Câmara de São Paulo. Em janeiro, apresentou um que estabelece o sexo biológico como critério para a definição da categoria pela qual competidores participarão de disputas esportivas. Texto similar, da vereadora Flávia Borja (DC), que se reelegeu, foi aprovado em primeiro turno na Câmara de Belo Horizonte na semana passada. A votação terminou em tumulto e na retirada à força de ativistas trans do plenário.

  • Nos EUA: Juíza federal suspende decisão de Trump que proibia pessoas trans de servir nas Forças Armadas
  • Violência: Mulher trans é agredida com socos e chutes em Niterói

Em outro texto, Pavanato quer proibir o tratamentos ou cirurgias para mudança de gênero em menores de 18 anos. Um projeto do vereador proíbe reserva de vagas em concursos municipais para transexuais. Outro restringe banheiros e vestuários por critérios biológicos. E um terceiro impede cartazes com referências à “identidade de gênero” nas unidades de saúde.

No mês passado, Pavanato se tornou alvo de uma ação no Ministério Público de São Paulo após um embate com a vereadora Amanda Paschoal (PSOL). Ele se queixou de ser chamado de transfóbico e afirmou que a vereadora era “biologicamente homem”.

— Triste ver como essa dinâmica tem sido operada por lideranças de uma forma cruel e desumana, construindo uma narrativa que diz que nossas vidas e direitos não têm valor — disse a vereadora.

— Foto: Criação O GLOBO

Pavanato disse que entrou com representação contra Amanda no MP por ela tê-lo acusado de falsos crimes e que puni-lo por dizer uma “verdade biológica” seria ridículo.

Proposta similar à de Pavanato sobre os banheiros foi feita por Thiago Medina (PL-PE) na Câmara de Recife. Vereadores de outras capitais também querem impedir crianças em paradas do orgulho LGBT+, como Rafael Bean Ranialli (PL), de Cuiabá, e Rafael Tavares (PL), em Campo Grande.

A presidente da Associação Nacional de Travestis e Transsexuais, Bruna Benevides, afirma que entre as 75 leis consideradas antitrans promulgadas nos últimos quatro anos, 73 foram criadas em legislativos municipais:

— Como foi feito em outros momentos, elegeu-se um grupo minoritário como inimigo em comum.

Para o cientista político pela UFMG Thiago Cocci, a estratégia é um aceno dos parlamentares aos eleitores:

— É uma forma de mostrar um alinhamento automático com a extrema-direita. Nesse campo, trabalha-se muito o pânico moral.

Vereadores bolsonaristas propõem leis antitrans

Previous Post

Entenda por que este restaurante, conduzido por um chef comunista e uma aristocrata, é o mais polêmico de Londres

Next Post

‘Vou me levantar’, diz Cristian Cravinhos, condenado pela morte dos Richthofen, após deixar a prisão

Next Post
Cristian Cravinhos — Foto: Ullisses Campbell

'Vou me levantar', diz Cristian Cravinhos, condenado pela morte dos Richthofen, após deixar a prisão

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.