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Conheça as histórias por trás do sucesso do Surubar, que mudou a cena da Lapa, no Rio de Janeiro

BRCOM by BRCOM
março 30, 2025
in News
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Mexidão à mineira do Surubar — Foto: Divulgação

Diz o ditado popular que ninguém faz amigos bebendo leite. Já entre um drinque e um chope aqui, um petisco e um prato acolá, muita gente faz negócio. O setor de bares e restaurantes do Rio de Janeiro é efervescente e movimenta não só a cena gastronômica da cidade, mas influencia também a economia local e ainda contribui para a revitalização do espaço urbano, promovendo, muitas vezes, transformações em diferentes regiões. De olho na força deste movimento, a série em vídeo “Sabores do Rio’’ estreou neste fim de semana nas redes sociais do jornal O GLOBO.

A intenção é mostrar em “minidocs” mensais tudo o que envolve a rotina de um estabelecimento do ramo, do nascimento da ideia até o projeto virar realidade. Passando pelos perrengues do dia a dia e, claro, mostrando delícias que saem das cozinhas e dos balcões.

Quem abre os trabalhos é o Surubar, que já se destaca pelo nome: com pouco mais de um ano de existência, mudou a cena da Rua da Lapa, onde foi instalado, e já até expandiu seu alcance com o filho mais novo, o Surubafo, do outro lado da rua.

— Na hora de escolher o nome, queríamos algo curto e que conectasse. Suru é a mistura que deu certo. Para além do trocadilho, o termo sururu é usado pelo pessoal mais antigo e também tem referência no samba, elemento que está muito presente no nosso ambiente — resume o filho de São João de Meriti e mangueirense Igor Renovato, um dos sócios.

Mexidão à mineira do Surubar — Foto: Divulgação

A parceria com o outro sócio, Raí Mendes, se traduz no cardápio, que contempla a vivência dos dois.

— A ideia era juntar a boemia carioca com a mineira, já que sou de Belo Horizonte, a capital dos botecos. E isso está presente no mexido, que é talvez o maior destaque da nossa cozinha, na canjiquinha… — ressalta Raí, lembrando que, nos seis meses pré-inauguração, a vida foi exclusivamente dedicada ao negócio.

Com pouco mais de um ano de existência, o bar vive lotado e já recebeu prêmios. Um deles foi o Rio Show de Gastronomia 2024 como Melhor Boteco. Para além desse reconhecimento, Igor compartilha sua definição de sucesso:

— Sucesso é as pessoas poderem vir aqui celebrar, os funcionários estarem satisfeitos, a gente poder pagar a equipe em dia e ser bem acolhido pela vizinhança.

Confira o vídeo com essa história na íntegra:

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