BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

O jornalismo que alimenta a IA

BRCOM by BRCOM
abril 3, 2025
in News
0
Capa do audio - Pedro Doria - Vida Digital CBN

Inteligência artificial não vai tomar um café com uma fonte na busca de uma informação exclusiva. Nem entrará numa comunidade do Rio de Janeiro para denunciar abusos de organizações criminosas contra populações vulneráveis. Isso é função do jornalismo, a produção do primeiro conhecimento sobre a realidade.

  • Guerra comercial: Trump anuncia taxação de 10% sobre produtos do Brasil, menor índice do ‘tarifaço’

Máquinas de linguagem, ou modelos, só aprendem quando alimentadas com enormes bases de dados, que incluem registros jornalísticos acumulados ao longo de décadas. É na leitura desses dados que são feitas as inferências para calibrar as redes neurais artificiais. O ponto é que o conhecimento usado para desenvolver os modelos de linguagem, como GPT ou DeepSeek, é sempre do passado — o que já foi feito e o que já ocorreu.

  • Foi para a Argentina: Moraes determina prisão preventiva de Léo Índio

Assumindo que o combustível das IAs é informação, o jornalismo atua como a extração do petróleo, retirando e refinando dados brutos que dão origem ao conhecimento usado pelos algoritmos. Assim como a indústria petrolífera identifica, retira e processa o petróleo para gerar energia, o jornalismo capta a realidade, verificando fatos para produzir um registro preciso e confiável dos acontecimentos. Esse “óleo informativo” é, então, incorporado aos sistemas de inteligência artificial, que o refinam para criar análises, narrativas e até novas perspectivas sobre o passado e o presente, moldando a forma como a sociedade entende e acessa o conhecimento.

Há um ciclo de retroalimentação: o jornalismo alimenta a IA com a atualidade e a memória; a IA, por sua vez, começa a influenciar a sociedade devolvendo informações e narrativas já consolidadas.

Esse ciclo epistemológico fica mais evidente nos modelos de linguagem com estruturas de raciocínio, como DeepSeek-R1, ou GPT o3. As ferramentas de IA podem ampliar o acesso à memória, especialmente na substituição dos mecanismos tradicionais de busca na internet. O público recupera informações históricas em segundos com muito contexto, algo impensável nas eras anteriores. Mas também podem reforçar determinadas versões da realidade — consolidando memórias coletivas tendenciosas ou parciais — sem o devido contraditório humano.

Imagine uma IA em 2055 fornecendo informações estratégicas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, tendo como base de treinamento conhecimento produzido nos Estados Unidos. Ou elaborando relatórios sobre a questão tibetana treinada somente com conhecimento chinês. A incorporação da IA coloca em questão o papel do jornalista como curador da memória social.

Com IAs capazes de sintetizar o passado de forma autônoma, o desafio é garantir a qualidade, a veracidade e a pluralidade dessa memória reconstruída. Portanto a responsabilidade jornalística ganha uma nova camada: não só produzir conteúdo para o presente, mas conscientizar-se de como esse conteúdo integrará a memória digital permanente que alimenta algoritmos. Uma interação simbiótica com sistemas de IA.

Cabe a toda a sociedade acompanhar criticamente essa interação, com a necessidade de um jornalismo responsável e consciente de seu legado na memória social — um legado que agora, mais que nunca, transcende às páginas dos jornais e alimenta a inteligência das máquinas e das futuras gerações.

*Ben-Hur Correia é jornalista

O jornalismo que alimenta a IA

Previous Post

O ovo do clima que Lula tem de conhecer

Next Post

quem é a médica condenada com outros cinco familiares por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia?

Next Post
Casal de família 'agro' que, segundo a PF, fez fortuna com plantação de maconha na Bahia — Foto: Reprodução

quem é a médica condenada com outros cinco familiares por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia?

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.