Uma faixa de instabilidade que se estende pelo Sudeste do Brasil, avançando pelas regiões Centro-Oeste e Norte, deve provocar chuvas intensas nesta terça-feira. O extremo norte do país passa pela mesma situação, em uma área que começa no Amapá e segue ao longo do litoral, alcançando o Rio Grande do Norte. Na região Sul, a temperatura deve cair drasticamente, com possibilidade de geada nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
- Boletim veterinário: onça-pintada capturada após ataque no Pantanal está ativa e se alimenta normalmente
- Falta de energia: que se sabe sobre o apagão que atingiu Portugal e Espanha e o que autoridades dizem sobre possível causa?
O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu dois avisos de “perigo potencial” que preveem chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, percorrendo o Norte, quase todo o Centro-Oeste e uma faixa significativa do Sudeste, que afeta a capital do Rio. Para essas áreas, o órgão alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, além da possibilidade de descargas elétricas.
— A entrada de umidade vinda da Amazônia e a frente fria presente no oceano continuam a influenciar a região central do país, mantendo o céu nublado e provocando chuvas intensas — explica a meteorologista Andrea Ramos.
Outro alerta amarelo, de “perigo potencial”, foi emitido para a região Sul, com a possibilidade de queda acentuada nas temperaturas, que podem atingir também partes de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Nessas áreas, o declínio deve ficar entre os 3°C e 5°C. O órgão prevê risco leve à saúde devido ao frio intenso.
— A aproximação da frente fria que está no oceano, próxima à região Sul, tende a provocar uma queda nas temperaturas. Isso ocorre porque sempre há uma massa de ar frio e polar que se desloca do sul, afetando estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — afirma a meteorologista.
A madrugada deve ser ainda mais gelada nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Um alerta válido entre 3h e 7h prevê formação de geada, com temperaturas mínimas podendo chegar a 3 °C em cidades como Caxias do Sul (RS) e Bom Jardim da Serra (SC). Segundo o Inmet, há risco leve de perdas em plantações nas áreas afetadas.
— Amanhã de manhã há possibilidade de geadas nessas áreas, também não se descarta a presença de nevoeiros em boa parte das regiões — ressalta Andrea.
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.